Segundo os arquitetos do Geometrium Interior Studio, a ideia inicial para o projeto deste lindo apartamento de apenas 36m² era criar um espaço claro, bem iluminado, sem cores muito vivas e com elementos que combinassem materiais naturais, como madeira, mármore, etc. Foi exigência da cliente que minimizassem o número de móveis no apartamento, para poupar visualmente a quantidade de informação que o espaço poderia ter. Assim, todos os itens desnecessários foram planejados para serem levados para os armários, onde poderiam ficar fora do alcance dos olhos. Funcionalmente, foram deixadas separadas a grande área social (cozinha – sala de estar) e área de dormir. Para os materiais de acabamento, foram utilizadas pranchas maciças, colocadas em espinha de peixe, porcelanato que imita mármore e mármore natural. Materiais que são repetidos em todo o ambiente para criar uma unidade visual a todo o espaço do apartamento.
A tarefa principal era deixar a sala em mais evidência que a cozinha. Por isso, ela foi feita quase em que um nicho, formado por armários brancos que ficam em toda a volta. Desta forma, a cozinha não é percebida como um item de mobília separada e mantém a insinuação do espaço. As luminárias sobre o balcão da ilha são feitas de um material absolutamente diferente de qualquer outro empregado no projeto, o que faz com que tenham um papel de transição entre sala e cozinha, além de trazerem vida ao interior.
Da zona de sala de estar, entramos na zona de dormir. A ideia é a cliente manter o quarto sempre com a porta aberta. A porta, neste caso, é mais decorativa do que funcional, mas, se caso ela precise fechar por algum motivo qualquer, ela tem essa opção. A cama fica em cima de um pequeno tablado e a parede da cabeceira é feita com a mesma madeira colocada no piso.
imagens: Geometrium Interior Studio