DecoraçãoPaisagismo

Kokedama, um jeito simples e incrível de cultivar sua plantinha

Por 25 de julho de 2017 Sem comentários

A gente ama vasinhos e plantinhas por aqui! Se você visitar nossa categoria de paisagismo aqui do blog, vai ver que o resultado para este assunto são vários posts com vasinhos muito fofos! E confesso que conheci o Kokedama há muito pouco tempo. Trata-se de uma técnica japonesa que fornece uma alternativa para suspender, sem nenhum tipo de vaso ou jardineira, espécies de plantas que precisam de terra. Ela consiste em envolver as raízes em uma bola compacta de argila e musgo, que também pode ser substituído por lascas de sarrafo de madeira ou fibra de coco, amarrada com fios de barbante. Para molhar, é só borrifar água conforme a necessidade de cada planta.

1-kokedama-pendurados-janela

foto: Houzz

Segundo o Wikipedia, Koke (musgo) e dama (bola) é uma arte japonesa fundamentada na técnica do Bonsai, sendo considerado como o Bonsai dos pobres, visto que os Bonsais propriamente ditos eram reservados às elites japonesas que possuíam poder aquisitivo para desenvolver a técnica. O grande diferencial do Kokedama está na sua simplicidade, tanto em termos de elaboração como de manutenção.

2-kokedama-apoiado-prateleira

foto: Adventive

3-kokedamas-pendurados-e-terrarios

foto: Ardour Design

Teoricamente, todas as plantas podem virar um Kokedama, assim como, teoricamente, todas podem virar bonsai. No entanto, existem plantas que se adaptam melhor e mais facilmente ao arranjo. Vale fazer uma pesquisa para entender as que se adaptam melhor. Nas imagens, a gente vê que orquídeas e algumas espécies de samambaia são bem populares.

4-kokedamas-em-pergolado

foto: Pickled Whimsky

5-kokedamas-orquidia-perto-da-janela

foto: Houzz

6-kokedama-pendurada-perto-do-sofa

foto: Twig Terrariums

7-kokedama-janelas-da-cozinha

foto: Houzz

8-kokedama-pendurados-área-externa

foto: Houzz

9-kokedama-no-quarto

foto: Twig Terrariums

10-kokedama-em-banheiro

foto: Alida&Miller

11-decor-com-kokedama

foto: Twig Terrariums

12-kokedama-como-centro-de-mesa

foto: Houzz

13-kokedama-em-janela-de-banheiro

foto: Claudia Georgi

14-kokedama-decor

foto: Twig Terrariums

O pessoal do Casa e Jardim fez um tutorial supimpa no canal deles no Youtube! Se você se animar, o tutorial ajuda bastante.

Compartilhe com um amigo