Ambientes PequenosDesignMobiliário

Será que este é o futuro dos móveis para casas pequenas?

Por 23 de Março de 2015

Você se lembra daqueles livros infantis que tinham as figuras dobradas dentro das folhas e, quando você abria o livro, essas figurinhas se “levantavam” e ficavam para fora do plano da página? Esses livros são tipo um pop-up da vida real. Será que essa “tecnologia” poderia ser aplicada ao design de móveis? Deve ter sido esse tipo de pergunta que a dupla de designers Liddy Scheffknecht e Armin B. Wagner fez antes começar a criar a série de móveis Pop-Up, que replica o mesmo mecanismo encontrado em livros infantis em móveis de verdade!

pop-up-furniture

Para alguns, essa ideia é um passo natural na direção design minimalista, que é regido pelo princípio do “menos é mais“, um jeito de pensar essencial para otimizar espaços. Então, será este o futuro do mobiliário para pequenos espaços ou para ambientes que mudam constantemente? Mobiliário descartável? Enfim, essa discussão pode tomar vários rumos diferentes. O fato é que utilizando esta técnica, a dupla citada anteriormente criou uma estação de trabalho que consiste em uma mesa e uma cadeira, simples assim. Os dois móveis ficam escondidos entre duas placas de papelão. Basta um simples movimento para fazê-los aparecer.

Nós apostamos que esta ideia é apenas o começo de algo muito maior que vai revolucionar o design de interiores pequenos. Afinal de contas, poder abrir e fechar uma mesa quando você precisar, não tem preço! Você pode até falar que ali no vídeo a mesa nem abriu direito, mas o importante é conceito. Este é um ponto de partida, pronto para ser aprimorado. Quem sabe um material mais resistente? Alguma coisa colorida? Apenas o tempo dirá que melhorias aparecerão.

1-mesa-papelão-pop-up

2-mesa-papelão-pop-up

No entanto, se você pensar bem, um módulo feito de papelão, além de muito prático, também é econômico, pois o preço poderá ser pra lá de amigável. E com um pouco de criatividade, uma infinidade de outros móveis podem aparecer, não é mesmo? Aliás, neste post, a gente pode ver móveis de papelão de outra forma, feitos usando uma técnica diferente.

E você? O que acha? Uma ideia boba ou genial?

via Freshome

Compartilhe com um amigo