CasaInspirações

Uma linda casa com fachada minimalistas para você se inspirar

Por 4 de outubro de 2017 Sem comentários

É inegável que o cartão de visitas da sua casa é a fachada. Uma fachada bem desenhada e linda chama a atenção e passa imediatamente a personalidade do morador ou da família que mora ali. Eu confesso que tenho uma quedinha por fachadas retas e minimalistas e o pessoal da UNA Arquitetos acertou em cheio nesse projeto aqui. Não só na fachada, mas na planta, interiores, tudo. Essa casa fica em Curitiba e seu projeto é de 2002, o que prova mais uma vez que um projeto bem feito não fica datado e é lindo pro resto da vida!

1-fachada-moderna-branca-e-concreto

A casa está inserida em um terreno de, aproximadamente, 900m², o qual é ocupado por uma faixa de araucárias que se estende aos terrenos vizinhos, dando a cara de uma casa no campo, ao invés da cidade. Os proprietários, um casal de filósofos com dois filhos, trouxeram no programa de necessidade da casa: uma biblioteca, espaço de trabalho diário, que deveria ter independência e, ao mesmo tempo, proximidade dos demais usos.

2-fachada-lateral-moderna-com-detalhes-e-aberturas

A declividade do terreno foi aproveitada e fez com que implantação da casa fosse na parte mais alta. O volume longitudinal do prédio define duas situações para as áreas externas. A primeira, ocupada pelas araucárias, mantendo a vegetação e topografia originais, e na face oposta, um jardim projetado e construído, mais ligado às atividades do cotidiano, que recebe o sol da manhã e para onde se voltam os dormitórios das crianças e do casal.

3-detalhe-piso-guarda-corpo

Um espaço central livre e de pé-direito duplo, onde ficam varanda e sala de jantar, divide a casa em dois blocos. Para essa varanda vertical se voltam ainda a sala de estar, a biblioteca e mais duas varandas no pavimento superior. São destas varandas, desenhadas como um espaço contínuo, que se tem a vista da mata de araucárias.

4-detalhe-fachada-espaço-vazio

A fachada é caracterizado pelo volume da biblioteca e conta com uma extensa abertura horizontal, distinguindo a casa entre as demais do bairro residencial.

5-salas-integradas-portas-de-vidro-de-correr

Na parte mais baixa do terreno, se localizam apenas o acesso, garagem e o dormitório de hóspedes, que se abre para um pátio, envolvido pela parede de concreto que apóia a casa e se dobra no limite frontal do terreno.

6-fachada-posterior-com-grandes-aberturas

7-fachada-posterior-com-grandes-aberturas

8-sala-de-jantar-piso-lajota

9-integração-ambientes

10-detalhe-pavimentos

11-fachada-posterior-com-grandes-aberturas

12-detalhe-pavimentos

13-plantas

imagens: UNA Arquitetos

Compartilhe com um amigo