InspiraçõesPessoas

Os 5 melhores arquitetos/designers de interiores

Por 8 de novembro de 2012 Sem comentários

Sabemos como é difícil ser brilhante em tudo aquilo que escolhemos fazer na vida. Assim, como é difícil ser bom em tudo, a solução é focar no que você sabe fazer melhor e ir em frente. Com design e decoração a coisa não é diferente. Alguns se agarraram à profissão e atingiram níveis de excelência invejáveis. Você já esteve em ambientes que te deixaram boquiaberto, mesmo sem você ter entendido muito bem o porquê? Pois é exatamente isso que alguns decoradores conseguem fazer com a gente.

Assim, eis a seleção de cinco pessoas que consideramos que têm o dom “boquiabertar” o mundo – a ordem não importa.

Philippe Starck

Foto: Marie Francoise Prybys em Design Boom

Philippe Starck é um famoso designer nascido em Paris. Ele atua na parte de design de interiores e, principalmente, em design de produtos. Suas criações vão de cadeiras a escovas de dente, passando por produtos eletrônicos. Ele se tornou conhecido em 1982, quando decorou o apartamento do ex-presidente francês François Miterrand.

Starck costuma chocar em seus projetos de interiores. Pensa nos mínimos detalhes e, geralmente, há muito para se absorver em seus ambientes. Mistura cores, texturas e materias sem medo do ridículo e do excesso.

Para conhecer os trabalhos dele, sugerimos uma visita ao seu próprio site aqui.

Isay Weinfeld

Foto: Bob Wolfenson em Veja SP

Isay é um arquiteto brasileiro, que trabalha com arquitetura (claro!), interiores, cenografia e até cinema. Em 2009, Weinfeld foi vencedor do Future Projects Award, concedido pela revista inglesa Architectural Review, uma das mais importantes publicações sobre arquitetura. Isay é o melhor mesmo. Entre os seus trabalhos mais conhecidos estão o Hotel Fasano, a Livraria da Vila e a Boate Disco. Seus ambientes falam por si só, dispensam qualquer apresentação.

O link para o site do Isay aqui.

Karim Rashid

Foto: Ilan Rubim em Veja.com

Karim Rashid é egípcio e é um dos melhores designers industriais de sua geração. Ele desenhou muitos produtos e se envolveu em projetos de interiores, moda, mobiliário, iluminação, arte entre outros. Graduou-se no Canadá e continuou seus estudos na Itália. Dentre seus trabalhos mais conhecidos estão o Restaurante Morimoto e o Hotel Semiramis.

Karim é moderno e colorido.

Seu site é fantástico, com seus projetos, produtos e biografia. Vale a visita.

Patricia Urquiola

Foto: Cinex Blog

Patricia Urquiola é uma arquiteta e designer nascida na Espanha. Ela é um nome bem conhecido no mundo dos projetos de interiores, tendo criado muitos trabalhos interessantes. Patrícia foi uma das primeiras a inserir bordados, crochê e tricô no universo do design, promovendo as reações mais puristas nas pessoas. Dentre seus trabalhos mais conhecidos está o do W Holtels Retreat & Spa, em Porto Rico.

O site da Patricia não é um site com o seu trabalho exposto, então para conhecer melhor ela eu sugiro uma busca no Google Imagens.

Katarzyna Widawska e Tomasz Widawski

Essa dupla de poloneses faz parte de uma família de arquitetos. Não conseguimos encontrar mais detalhes e informações sobre eles, pois, afinal de contas, o site do escritório da dupla está todo em polonês. Embora com poucas informações em mãos, eles passaram a integrar nossa lista porque seus trabalhamos realmente chamaram nossa atenção.

Eles seguem uma linha jovem e divertida. Foi o projeto de um apartamento na cidade de Warsaw, Polônia, que garantiu o lugar deles entre os melhores.

O site da dupla, apesar de estar em polonês, merece uma visita. Lá você encontrará muitas fotos e imagens de maquetes.

É claro que, além desses, existem muitos outros designers e arquitetos brilhantes, que servem de inspiração para nós e para o resto do mundo. É difícil falar de todos de uma vez só, mas caso você queira se inspirar, o pessoal da lista acima já dá conta de boa parte do recado.