CasaDecoraçãoInspirações

Decoração de sala rústica e moderna

Por 1 de março de 2013 Sem comentários

O estilo rústico, geralmente, traz um certo aconchego ao ambiente, concordam? Materiais como madeira, pedra, tecidos naturais ajudam muito nesse papel. No entanto, esses materiais, em excesso, podem deixar o ambiente um pouco pesado, escuro e um tanto quanto cansativo. Adicionar elementos modernos e alegres podem quebrar toda essa rusticidade, sem acabar de vez com a graciosidade do estilo.

Assim, a ideia do projeto a seguir foi dar ao ambiente rústico um toque moderno e colorido, tudo ao mesmo tempo, explorando as cores e texturas da pedra, da madeira e do cimento existentes no ambiente.

sala rustica 1

Para complementar a parede de pedra, um o móvel de cor vibrante com linhas retas e simples, pois, nesse caso, a intenção foi dar ênfase à cor e não à forma.

O chão é feito de cimento queimado, um material bonito, porém duro e frio. A tapete e os futons quebram um pouco esse gelo e convidam as  pessoas a se sentarem.

sala rustica 2

A iluminação do teto, com o rebaixo no gesso, ressalta o que há de realmente diferente nesse ambiente: o papel de parede no teto. Essa alternativa é muito bacana para ambientes que querem ter um ar um tanto quanto divertido. No quarto dos pequenos fica bem bacana. É possível aplicar papel de parede, tecido e até pintura, o que for mais fácil e viável para você.

O pendente em um canto da sala e o abajur no outro ajudam no controle da intensidade de luz. Você tem a possibilidade de acender todas as luzes de uma vez, ou uma de cada para dar o clima desejado.

sala rustica 3

É interessante ressaltar a simplicidade dos móveis, que não são muitos. A simplicidade tenta não confrontar com a textura dos materiais de revestimento, mas complementá-los. Deixar cada peça ter o “seu espaço” faz com que todas tenham um destaque especial, por menor e mais simples que ela seja.

sala rustica 3

Plantas são sempre muito bem vindas. Trazem vida e dinamismo ao espaço. Só precisamos nos informar sobre qual espécie colocar dentro de casa. Plantas que precisam de muito sol não se adaptam bem, por exemplo, por mais que você as tire para tomar sol.

As alternativas utilizadas nesse espaço podem servir de inspiração para qualquer cômodo da sua casa. Você pode não ter uma parede de pedra, mas quem sabe tem uma de tijolo ou de concreto. Tente, invente, ouse, imagine.

Projeto: Limão n’água

Compartilhe com um amigo