DecoraçãoInspirações

15 maneiras para incorporar o Estilo Escandinavo em sua casa

Por 26 de maio de 2015 Sem comentários

Há uma atmosfera de simplicidade, alegria e conforto em ambientes com o estilo escandinavo. Deve ser por isso que muita gente – inclusive a gente – gosta bastante dele. A combinação e o equilíbrio entre aconchego, simplicidade e formas contemporâneas, traz o resultado que todos nós já vimos e aprovamos. A tendência para a ornamentação mínima e clean dentro design escandinavo é também atraente para aqueles que tentam (ou precisam) viver mais com menos. E se você também é um apreciador do estilo escandinavo, que busca novas maneiras de trazê-lo para dentro de casa, aqui estão algumas fotos inspiradoras e mais algumas dicas para você. Divirta-se!

1-sala-escandinava-branca-plantas

foto: Alvhem

1. Uma cor que ajuda bastante na iluminação, principalmente em um lugar onde os dias podem ser bastante curtos, como na Escandinávia, é o branco. Branco no branco no branco.

2-sala-scandinava-tons-neutros

foto: Entrance

2. Os estofados e tecidos geralmente são neutros e naturais. Linhos, algodão e lã são super bem-vindos. Já as cores não fogem muito do padrão branco/bege, cinza, marrom, e preto.

3-sala-scandinava-com-plantas

foto: Alvhem

3. Em meio a sua simplicidade, o design escandinavo costuma fazer referências a paisagens naturais, tais como lagos, montanhas e florestas. Portanto, as plantas são sempre muito bem-vindas!

4-home-office-escandinavo

foto: Alvhem

4. Mantenha os espaços livres do excesso de coisa (enfeite, bibelô, caixinha, etc). Lembre-se que os melhores modelos escandinavos são limpos, alinhados, sem muita informação e meticulosamente decorados.

5-escada-reta-sem-detalhes

foto: Fantastic Frank

5. Sempre que possível, tente incorporar linhas retas dentro da própria arquitetura, como em escadas ou em outros detalhes construtivos.

6-sala-escandinava-colorida-pontualmente

foto: Modern Findings

6. Cores vibrantes em pontos estratégicos (móveis, acessórios de decoração, quadros, etc) podem melhorar qualquer ambiente escandinavo.

7-aparador-e-luminarias

foto: Laura Seppanen

7. Luminárias, sejam elas de chão, parede ou teto, no design escandinavo, tendem a ser simples, minimalistas e modernas, com formas bem definidas.

8-cozinha-escandinava-simples-branca

foto: Lovely Life

8. Três componentes são a essência do design escandinavo: beleza, unidade e simplicidade. A utilização de materiais simples ajuda na elegância de um espaço escandinavo.

9-sala-escandinava-iluminação-natural

foto: Woon Guide

9. Iluminação natural e, portanto, janelas, é extremamente importante no design escandinavo. Muitas vezes, as próprias janelas são tratadas como o ponto focal do ambiente. Assim, sempre que possível e apropriado, mantenha as janelas sem adornos, de modo a dar entrada ao máximo de luz natural possível. Se forem utilizados tratamentos de janela, eles devem ser simples e livres de decoração extra, como franjas ou saias.

10-sala-escandinava-com-madeira

foto: Stadshem

10. O piso de um autêntico ambiente escandinavo é de madeira e de preferência uma madeira clara. Mas hoje em dia a gente tem muitas outras alternativas mais baratas e práticas do que o piso de madeira. Não fique com medo de usar possíveis substitutos.

11-cozinha-escandinava-detalhes-industriais

foto: Kristofer Johnsson

11. O estilo escandinavo não se acanha frente aos toques rústicos e industriais, como canos e dutos de fiação expostos. Incorpore esses detalhes ao seu projeto e surpreenda-se.

12-sala-jantar-preta-e-branca

foto: 55 Kavadrat

12. O preto e branco é uma combinação clássica para qualquer estilo, e para o escandinavo não é exceção. Apenas certifique-se de adicionar um pouco de aconchego a esta combinação. Iluminação natural e tons de madeira são ótimas opções para trazer um pouco de equilíbrio ao preto e branco.

13-sala-branca-quadros-coloridos

foto: Homedit

13. O estilo escandinavo pode ter uma variação mais moderna, quando misturado com detalhes mais contemporâneos e coloridos. As pop arts se encaixam perfeitamente neste caso.

14-quarto-tecidos-texturas

foto: Alvhem

14. O uso de materiais orgânicos e naturais como couro, metal, tecidos naturais (linho, algodão, pele), é essencial para aprimorar a autenticidade de um espaço escandinavo.

15-prateleiras-arrumadas

foto: Hitta Hem

15. Linhas retas e simples, tais como prateleiras e móveis sem muitas curvas, ajudam a definir e a aprimorar o décor escandinavo.

Compartilhe com um amigo