InspiraçõesLuxo

10 piscinas naturais incríveis!

Por 18 de novembro de 2015 Sem comentários

Você conhece as piscinas naturais? Esta tendência nos projetos de arquitetura são aquelas piscinas que parecem lagos naturais no jardim, mas que você pode tomar banho, isto é, não são apenas ornamentais. Além disso, só para deixar mais claro, uma piscina natural é aquela que, ao invés de usar cloro e outros produtos químicos para a sua limpeza, possui uma área de purificação, onde plantas específicas têm o papel de filtrar a água naturalmente. Pode ter peixe ou não. É apenas uma questão de preferência do dono da piscina.

1-piscina-natural-ecosys

foto: Ecosys

2-piscina-natural-ecosys

foto: Ecosys

Para essa filtragem diferente, é necessário dividir a piscina em duas partes: a parte onde se toma banho e a parte onde acontece a purificação. Uma bomba faz com que água circule de uma zona à outra. A parte da purificação deve conter pedras, areia e plantas. Basicamente, as pedras retém as impurezas físicas e as plantas oxigenam a água, eliminando nutrientes que poderiam se tornar algas ou larvas de mosquitos.

3-piscina-natural-com deck

foto: Genus Loci Ecological Landscapes Inc

4-piscina-natural-quadrada

foto: Robin’s Nest LLC

Algumas dessas piscinas podem contar ainda com um sistema de filtro biológico e lâmpada UV que complemente e esterilize a água. O filtro fica submerso e serve para captar as partículas e sujeiras grandes, como folhas, por exemplo, que flutuam. Depois, a água entra em contato com bactérias presentes no filtro, que consomem os micronutrientes – nocivos à saúde – resultantes da decomposição de material orgânico. Por fim, o líquido é submetido à ação dos raios UV, aliados que eliminam algas e germes. Mas cuidado, pois apenas um especialista pode determinar os modelos adequados para a sua piscina, uma vez que isso pode variar conforme o tamanho e outras características. O conjunto deve funcionar 24 horas por dia, ser silencioso e durável, além de consumir pouca energia. Por incrível que pareça, a manutenção é super simples e se resume à trocas mensal da peneira do filtro e à troca anual da lâmpada.

5-piscina-natural-com-cadeiras

foto: Freddy’s Landscape

6-piscina-natural-com-paisagem-incrivel

foto: Poole’s Stone & Garden

Mas como nem tudo são flores, a água da sua piscina pode não ficar completamente transparente. Nesse caso, só o filtro resolve. Na verdade, pode levar um certo tempo para que as plantas se adaptem e filtrem bem a água. Além disso, o custo de execução de uma piscina natural é maior do que uma piscina normal, pois ocupa bem mais espaço, uma vez que deve existir uma área para o filtro de plantas.

7-piscina-natural-quadrada

foto: Armond Aquatech Pools

Dependendo de onde você estiver, podem aparecer sapos e rãs, o que indica que o sistema da sua piscina está ótimo! Eles vão ajudar até comendo algumas moscas e mosquitos. Vantagem ou desvantagem? Quem que gosta de tomar banho com um sapinho vindo pra cima de você?

8-piscina-natural-com deck

foto: Biotop

Vale a pena lembrar: se você se animou a fazer uma piscina natural em casa, contrate uma empresa especializada no assunto, caso contrário, problemas como mau-cheiro pelo apodrecimento das espécies vegetais, formação de musgo, água turva e com bactérias impróprias para banho podem vir a surgir.

9-piscina-natural-com deck

foto: Biotop

10-piscina-natural-ecosys

foto: Ecosys

Compartilhe com um amigo