DIYMobiliário

Minha saga de montar um rack para um cantinho charmoso (com review)

Por 19 de julho de 2017 Sem comentários

Tudo começou quando recebemos um rack que o pessoal da Panorama Móveis mandou para eu avaliar e dar minhas impressões sobre o produto. Como o objetivo era dar A MINHA opinião, resolvi montar eu mesma para listar as maravilhas e as dificuldades desse rack, até porque como eles são uma loja online e a compra dos produtos não acompanha montagem. Assim, nada mais justo do eu mesma tentar montar. Antes que vocês me perguntem, sim, já montei móveis sozinhas antes, não sou completa newbie, mas também estou muito longe de ser uma expert.

Já de cara, antes de tentar montar, achei o rack uma graça, pés palito, frente de gaveta colorida, super bonitinho e moderno. Fica ótimo na sala de TV ou em algum cantinho morto da sua casa (como a gente fez). Ele é todo em MDP e, segundo o fabricante, suporta até 29kg, quando bem montado. Como era eu que ia montar, não testei esse quesito com medo de quebrar. Ele chegou em uma caixa relativamente pequena, todo desmontado, mas nada leve. Precisei de ajuda para levá-lo até o local onde eu ia montá-lo.

11-desembalando-o-rack

3-peças-separadas-2

Chegando lá, minha saga começou. Abri a caixa, separei todas as peças, inclusive parafusos, pregos e cavilhas. Estudei o manual (na verdade uma folha) de montagem por uns 10 minutos até ter coragem de começar a montar o móvel de fato. Não achei as instruções muito claras, talvez um montador profissional tivesse tirado isso de letra, mas eu não. Fiquei meio confusa em algumas partes. Mas segui em frente.

4-peças-separadas-2

Vale dizer que é importante, antes de começar a montar, ter todas as ferramentas que você vai usar por perto. No meu caso, eu não tinha a parafusadeira (que teria facilitado muuuuito a minha vida), mas como eu faço academia para esses casos, não me intimidei!

12-desembalando-o-rack-2

Coloquei todas as cavilhas em seus devidos lugar e fui meio que montando o esqueleto do rack sem parafusar ou colar nada pra ver se as coisas encaixariam direitinho e meu trabalho não seria perdido. Deu tudo certo, mas eu vi que em uma das peças a impressão da numeração não ficaria pra trás escondida, mas para frente e aparecendo. Foi uma peça da lateral esquerda. Se você for chato e detalhista demais, talvez isso te incomode, mas como eu não sou, pois o número impresso é bem pequeno, fui adiante. (ATUALIZANDO: segundo o fabricante, essa numeração pode ser apagada com borracha convencional.)

5-montagem-móveis-estrutura-separada-2

Uma vez visto que o esqueleto do móvel estava ok, comecei a parafusar as corrediças das gavetas. Eram corrediças metálicas dessas mais comuns mesmo. Não eram as telescópicas. Os furinhos delas já estavam previstos, então, não tive muito problema aqui.

13-parafusando-corrediças

Com as corrediças parafusadas nas peças correspondentes, montei toda a estrutura, colei as cavilhas e parafusei os parafusos estruturais, que são aqueles mais compridos. Nessa hora, eu desejei a parafusadeira… Não foi nada, nada fácil parafusá-los no braço. Mas consegui(mos). Minha mão ficou imprestável depois, mas parafusei tudo até o final.

2-montagem-móveis-estrutura-2

Hora de montar as gavetas. Relativamente fácil, mas não havia furos previstos para a corrediça. Isso não foi um problema, até porque a corrediça era do tamanho certinho da gaveta, mas teria facilitado bastante se os furinhos dos parafusos estivessem lá. Gavetas montadas, estrutura montada, hora de encaixar as gavetas no lugar.

Estamos quase no fim…

Até que as gavetas não encaixaram direito. Descobri que a furação das corrediças estava errada. Uma estava mais pra frente que a outra. Resultado, fiz um gabarito para medir a distância da corrediça que estava mais para trás, desaparafusei a do lado oposto, usei o gabarito para alinhá-las e reparafusei no local certo. Fiz isso nas duas gavetas. Agora elas estavam fechando, não ficaram 100%, mas pelo menos estavam fechando.

14-montando-as-gavetas

6-montagem-gavetas-2

Tirei as gavetas, preguei o fundo do rack, recoloquei as gavetas e pronto!

O resultado final ficou lindo e teve mais gente que curtiu também! Aí foi só colocar a decoração e prontinho!

1-montagem-móveis-pregando-o-fundo-2

7-rack-montado-2

8-rack-montado-com-o-logan-2

Conclusão

Considerando a minha pouca experiência em montagem de móveis e mesmo assim ter conseguido finalizar o rack, deixando o móvel estável e firme, acho que o produto vale super a pena. A relação custo benefício é muito boa, até porque o preço é super em conta. Veja todos os detalhes e preço do rack!

Apesar de ter sentido falta da furação para passar fios, o rack é moderno, prático, combina com vários estilos de decoração e, pelo preço baixo, o acabamento é satisfatório. Vale cuidar na hora de colocar a corrediça das gavetas que, talvez por minha falta de experiência, poderiam ter sido colocadas corretamente da primeira vez se eu tivesse usado uma régua. Acredito que um montador de móveis experiente minimize todo e qualquer dor de cabeça, mas, se você se animou e quer montar por conta própria, pode ir sem medo!

9-rack-montado-com-o-logan-2

Na hora de decorar vale usar a criatividade. Veja o que você já tem. Livros, caixinhas, porta-retrato e plantinhas podem te ajudar bastante!

10-rack-montado-2

Visite a loja da Panorama Móveis para este e outros produtos!

aviso_artigo_patrocinado_thumb

Compartilhe com um amigo