DIYPaisagismo

DIY – Suporte de planta aérea muito legal

Por 13 de outubro de 2016 Sem comentários

Se você tem a mão ruim pras plantas, esse post pode ser pra você, e se você curte uma plantinha, esse post é pra você também! Vocês conhecem as plantas aéreas? Se você nunca viu uma, saiba que as plantas aéreas absorvem nutrientes pelas folhas ao invés de ser pelas raízes. Na verdade, algumas plantas aéreas sequer têm raízes. Elas não sobrevivem no solo, mas isso também não quer dizer que não precisem de água. No entanto, estas plantas são muito fáceis de cuidar e, por não precisarem de terra, podem ser expostas de várias maneiras criativas. Veja que ideia legal. !

Existe uma gama muito grande de plantas aéreas, mas as que melhor sobrevivem sem terra e que mais são utilizadas de maneira ornamental são as Tillandsias. Plantas aéreas devem ser regadas no mínimo uma vez por semana e no máximo três vezes. Tente usar água filtrada ou a água da chuva, pois a água da torneira tem cloro, o que pode ser prejudicial para a plantinha. Basta borrifar água é pronto.

1-diy-suporte-planta-aerea

E para o suporte super modernoso a gente vai precisar de:

1. Um cubo de madeira de pelo menos 5cm;
2. Um pedaço de arame de pelo menos 25cm*;
3. Alicate para cortar/dobrar o arame;
4. Um carretel de linha para servir de guia para dobrar o arame ou qualquer coisa cilíndrica;
5. Régua, fita métrica ou trena;
6. Lápis;
7. Furadeira e broca compatível com a espessura do arame;
8. Uma plantinha aérea.

* A espessura desse arame tem que ser média, não muito fina que não vá aguentar segurar a planta e nem tão grossa que você não consiga dobrar.

2-diy-suporte-planta-aerea-materiais

Com tudo em mãos, marque com o lápis e a ajuda de uma régua o centro em um dos lados do cubo.

3-diy-suporte-planta-aerea-bloco-madeira

Corte 25cm de arame, enrole uma das pontas no objeto cilíndrico que você tiver, criando uma espécie de anel. Enrole a pontinha do arame para fechar esse anel. Corte a sobra.

4-diy-suporte-planta-aerea-arame

Dobre o anel pra baixo, mais ou menos 45 graus (para você colocar a planta ali sem que caia). Deixe o restante do arame bem retinho.

5-diy-suporte-planta-aerea-arame

No centro que você marcou com o lápis no cubo de madeira, fure bem reto (tente não entortar a furadeira) até quase o final, de maneira que o arame fique estável e não ultrapasse pra parte debaixo do cubo.

6-diy-suporte-planta-aerea-furadeira

Agora, coloque o arame no buraquinho. Se precisar, pode encher o buraquinho com cola branca. Limpe o excesso para não sujar a madeira.

7-diy-suporte-planta-aerea

8-diy-suporte-planta-aerea

Apoie a plantinha no anel e pronto!

9-diy-suporte-planta-aerea

Coloque sua plantinha em algum lugar com luz INDIRETA e borrife água quando necessário.

10-diy-suporte-planta-aerea

Uma dica a ser dada é que normalmente após a rega, as folhas da sua planta vão parecer mais duras e um pouquinho mais escuras. Elas clareiam levemente quando precisam de água.

via Homedit

Compartilhe com um amigo