DIY

5 dicas de ouro na hora da pintar a casa

Por 5 de janeiro de 2016 Sem comentários

Os profissionais existem por um motivo: serviço de qualidade. Para que o trabalho seja bem feito a equação quase sempre é a mesma: experiência, dedicação e cuidado. Aliados a essa equação, há alguns truques que facilitam muito a vida na hora de executar o trabalho. E como a gente sempre encoraja todo mundo que gosta de colocar a mão na massa em pequenos projetos dentro de casa, separamos 5 dicas de ouro para você que está doido pra trocar a cor daquela parede.

1-sala-biblioteca-colorida

foto: Board and Vellum Architecture and Design

1. Para o chão

Para cobrir o chão, não use plástico, lona ou algo do tipo. O problema é que você vai acabar pisando na tinta úmida e sujando a casa inteira. Uma coisa que ia ser só uma pequena mudança, vira um caos. Utilize papelão ondulado, que é barato, absorve a tinta que cai e evita uma eventual sujeira.

2-quarto-criabça-colorido

foto: Houzz

2. Limpeza antes de começar

A limpeza é fundamental para evitar manchas na pintura nova. Se a parede estiver somente suja, água e detergente dão conta do serviço. Se estiver com mofo, use água sanitária ou algum produto com cloro. Canetinha colorida pode ser apagada com álcool, contudo, os rabiscos de caneta esferográfica só saem lixando mesmo.

3-fachada-colorida

foto: Debra Yates

3. Na hora de pintar

Primeiro, use um pincel para utilizar nos limites da parede que você for pintar. Antes de deixar a tinta secar, complete a área central com o rolo. Espere aproximadamente 3 horas e repita a aplicação. A segunda demão elimina as diferenças entre os cantos, que foram pintados com pincel, e o centro que foi pintado com rolo.

4-porta-colorida

foto: Irena Elbaz Interior Design

4. Cuidados com a porta

Vai pintar a porta? Cuidado com as dobradiças! Para protegê-las, use vaselina líquida, que vai deixá-las oleosas, impedindo, assim, que a tinta grude.

5-janela-colorida

foto: Paula Martins Arquitetura Detalhamento Interiores

5. Cuidados com a janela

Proteja a moldura da janela com fita crepe, mas nem perca tempo protegendo os vidros. Eles só costumam sujar com os respingos da pintura do teto. Para evitar isso, não vá com o rolo em direção à janela, mas role no sentido contrário, para longe dela. Se mesmo assim caírem algumas gotas, não se desespere! Passe uma espátula de plástico para remover a tinta quando ela já estiver seca.

via: Pinte você mesmo