DecoraçãoMobiliário

Vai comprar móveis novos? Saiba exatamente o que medir

Por 16 de setembro de 2015 Sem comentários

Seu primeiro passo é achar a peça que você ama e cabe no seu bolso. O segundo passo, e não menos importante, é ter certeza de que ela vai caber na sua casa! Não deixe para descobrir tarde demais. Por isso fizemos uma listinha do que medir antes de comprar qualquer móvel, principalmente aqueles que geram muitas dúvidas.

1. Desenhe uma planta

1-quarto pequeno

fotos: 4 Men 1 Lady

Você precisa de uma referência, antes de qualquer coisa. Portanto, desenhar uma planta do seu espaço é essencial. Além do comprimento das paredes, você precisa ter em mente o que é o seu espaço útil. Elementos arquitetônicos como escadas, rodapés, sentido de abertura das portas precisam ser levados em conta na hora de verificar o seu espaço útil. Você vai precisar de todas essas medidas anotadas na sua planta na hora de sair para comprar o seu móvel, seja ele um sofá, uma estante, uma cama ou um armário.

2. Meça todos os detalhes e dimensões do móvel

2-sala-pequena

fotos: hoo

Todo mundo lembra de medir o comprimento de uma peça com potencial de ser adquirida, mas medir sua altura e profundidade também é muito importante. Lembre-se considerar todas as medidas e dimensões. Às vezes, o móvel tem um ornamento ou um detalhe que o faz ocupar mais espaço do que parece, não ignore estes detalhes. Se o seu espaço é limitado, dificuldade de movê-lo pelo ambiente pode ser um limitador de compra.

3. Seu móvel vai entrar em sua casa?

3-porta-entrada-laranja

fotos: Bilden

De nada adianta o móvel caber no seu ambiente se ele não passa por nenhuma porta, janela ou escada que levam até o ambiente final. Assim, lembre-se de medir portas de entrada, escadas e elevador. Também não se esqueça de verificar se o móvel vai precisar fazer uma curva muito difícil. Lembra desse episódio de Friends?

4. Não se esqueça do espaço para circulação

4-sala-pequena

fotos: Lisa Petrole

Considere o espaço livre que você precisa ter em volta do móvel depois que ele estiver em seu lugar. Um sofá retrátil, por exemplo, precisa deixar espaço de circulação para você andar, mesmo depois de aberto. Uma cama demanda espaço à sua volta para a circulação de pessoas. Lembre-se que esse espaço vazio é tão importante quanto o móvel propriamente dito, afinal de contas, seu ambiente precisa ter equilíbrio, ser funcional e com espaço para circulação.

Compartilhe com um amigo