DecoraçãoSala

Truques de disposição de móveis para sua sala de estar

Por 23 de julho de 2015 Um comentário

De vez em quando, uma das coias mais difíceis na decoração da nossa casa é como posicionar ou reposicionar itens e móveis que a gente já tem. O posicionamento dos seus móveis em um ambiente pode afetar seu conforto, espaço e funcionalidade. Ser criativo na hora de mexer no layout da sua sala pode fazer milagres! Portanto, aqui estão alguns exemplos que mostram como trocar o lugar dos móveis da sua sala vai mudar um ar totalmente novo para sua decoração.

sala-1

foto: Castanes Architects

Vale lembrar que você pode preservar sua costas e testar virtualmente essa troca de layout da sua sala. Há uma infinidade de programinhas online que te ajudam nessa tarefa. Esse do site da Pottery Barn é bem bacana! Se precisar, você consegue mudar para o sistema métrico em uma janelinha no canto superior direito, ok? Essa ferramenta é bacana pois possibilita que você troque o layout inúmeras vezes até você ter 100% certeza.

Não gosta desses programas online e prefere fazer do modo antigo? Use papel quadriculado para desenhar sua planta, corte os seus móveis em pequenos pedacinhos de papel e vá fazendo até você ficar feliz com o novo layout!

sala-2

foto: Sally Carson Interiors

Comece eliminando todos os itens que são pequenos e se concentre nas peças maiores, como sofás, poltronas e etc. Em seguida, você deixa o espaço livre, pois ajuda a enxergar melhor onde cada móvel cabe ou pode ficar. Como eles são os maiores móveis, provavelmente são as peças chave e mais importantes, por isso precisam ficar em um lugar bem legal.

Após encontrar um lugar para os móveis chave, traga as peças menores uma a uma, encaixando-as em seus devidos espaços. Esse método costuma ser bastante eficaz, principalmente se a escala do seu desenho estiver correta. A imagem a seguir é um exemplo de um sala bem tradicional, com os móveis encostados nas paredes, mas também com outro tipo de disposição, dividida em dois ambientes, utilizando apenas mobília para fazer essa divisão. Não ficou bem mais interessante?

Sala-moveis-1

Você também pode tentar dispor os móveis na diagonal, por que não? Dependendo do tamanho da sua sala, pode ser uma opção no mínimo interessante. Se você não curtir, não tem problema. Vá mudando até achar um layout que te agrade visualmente. Lembre-se de considerar os espaços de circulação e objetos como a TV ou lareira, que já estão instaladas em seus devidos lugares.

Sala-moveis-2

A sala ainda está sem graça? Veja como é possível, no exemplo a seguir, criar áreas de convívio muito mais amigáveis.

Sala-moveis-3

Finalmente, não é porque uma coisa sempre foi de um jeito que você precisa mantê-la assim. Algumas vezes, você nem precisa de toda aquela mobília amontoada dentro da sua sala ou, quem sabe, aquela poltrona do seu quarto, que só serve para colocar roupa em cima, pode ganhar um espaço de leitura especial dentro da sua sala de estar.

sala-3

foto: Houzz – B.Design

via The Budget Decorator

  • Sonia Maria Leite

    Por favor Poderia me ajuda na decoração da minha sala. Estou enviado foto da sala a outra foto e uma parede que fica no lado direito onde vou colocar uma mesa toda de vidro e cadeira de acrílico que pensei em colocar um espelho.

    o sofa e o modelo da mesa esta em anexo. A medida da mesa 1,30x 090 – tampo e a base 0,75

    Queria uma sugestão para esconder as portas do banheiro e a do quarto. O que me sugere?
    Pensei em colocar um painel corrediço ou um espelho corrediço.
    Por favor me responda

Compartilhe com um amigo