CasaDecoraçãoSala

Sala de jantar

Por 18 de julho de 2013 Sem comentários

Normalmente, a sala de jantar se apresenta como uma pequena mesa no cantinho do ambiente. Outras vezes, com menos frequência, possui espaço exclusivo, muitas cadeiras e até bufê. Antigamente, era usada em dias de festa e, de fato, nos jantares. Com o tempo e as novas necessidades, ela perdeu um pouco de espaço e função em nossas vidas corridas, mas ainda há quem consiga arranjar um espacinho para ela. O fato é que as salas de jantar complementam muito bem qualquer ambiente e, quando reinam sozinhas, possuem um charme todo especial.

Uma boa sala de jantar precisa, basicamente, de uma boa mesa e espaço para circulação. O bufê complementa o resto, facilitando nos dias de festa ou naqueles dias em que tem mais gente do que lugares à mesa. Nosso projeto de sala de jantar procurou explorar bem estes pontos.

sala-jantar-1

Em nossa sala de jantar, temos uma mesa de 6 lugares, com tampo de vidro e uma base um tanto quanto rústica. As cadeiras das cabeceiras da mesa são diferentes da demais, porém compõem o conjunto usando o mesmo tecido do estofamento.

A intenção para essa sala foi dar um ar oriental, algo que remetesse à China, por isso a presença dos vasos e do bambu. O preto também ajuda nesse tema oriental. O papel de parede, com um desenho um pouco mais rebuscado e fora do tema serve para dar uma modernizada no ambiente, para que não fique um ambiente temático e cansativo.

sala-jantar-2

Precisamos ter uma certa cautela nas luminárias que usamos sobre a mesa. Elas são ótimas, mas podem incomodar um pouco, caso instaladas inadequadamente. A altura correta é fundamental para que não incomode a vista, além, é claro, do tipo e da intensidade da luz. Se sua luminária difunde a luz para todos os lados, é interessante que ela fique um pouco mais alta, mas se ela foca a luz em uma direção só – como no exemplo acima – ela pode ficar um pouco mais para baixo.

Iluminação complementar é sempre bem-vinda para ajudar na ambientação. Na nossa sala, os abajures no bufê fazem esse papel de iluminação secundária.

sala-jantar-3

Os nichos na parede dão um charme no ambiente, assim como o conjunto de quadros em uma das paredes, que quebram um pouco da simetria oriental.

sala-jantar-4

Projeto por Limão n’água

Compartilhe com um amigo