ApartamentoCasaDecoração

Melhorando a decoração de sua casa alugada

Por 16 de outubro de 2013 Sem comentários

Viver em um imóvel alugado é uma condição temporária para uns, mas para outros, é uma opção de vida. Se você se muda com certa frequência, você pode até não entender o esforço de decorar uma casa alugada, mas o fato é que, mesmo sendo uma condição temporária, as pessoas preferem morar em um lugar mais bonito e aconchegante.

Há, ainda, o pessoal que jura de pé junto que alugar tem (sim!) suas vantagens e sabemos, também, que existe quem alugue o mesmo imóvel há 10 anos ou mais. Porém, seja alugando por pouco ou muito tempo, a questão que levantamos é: até que ponto nós devemos investir em nossa casa alugada? O segredo de tudo está na conversa com o locador e de quão responsável você é. Se você é cuidado, continue no post e se surpreenda com as maneiras fáceis de customizar a sua casa sem muito investimento!



Antes de começarmos, nunca deixe o bom senso de lado. Nem sempre tudo o que você acha que tem que mudar no imóvel agrega valor a ele. É muito importante entender essa diferença antes de começar a conversa com o dono da sua casa!

Vamos, então, a algumas dicas ajudarão a trazer personalidade para sua casa, sem precisar de muito investimento em um imóvel que não é seu:

1. Luminárias

Troque as luminárias existentes por novas, pois você poderá destrocá-las quando sair do imóvel. Porém, muito cuidado com o tipo de luminária que irá escolher! Verifique se os procedimentos de instalação não demandam mudanças estruturais. Então, cuidado para não danificar o imóvel.

casa-alugada-decoração-6




foto: Loop Design

2. Cortinas

Nas janelas, a opção mais viável, certamente, são as cortinas. Dessas de varão mesmo, sabe? Elas são ajustáveis a uma maior quantidade de janelas do que uma persiana fabricada especialmente para se encaixar em determinado espaço. Não faça bainhas justas nas cortinas. Deixe sobras de maneira que você possa descê-las, caso o pé direito do seu futuro imóvel seja um pouco maior.

casa-alugada-decoração-3

foto: O Interior Design

3. Sofá

Almofadas e mantas no sofá! O colorido desses acessórios podem transformar e dar muita personalidade ao ambiente!

casa-alugada-decoração-2

foto: Kristina Wilson Design




4. Paredes

Para as paredes, há várias soluções! Papéis de parede removíveis, adesivos de parede, você pode pendurar tecidos na parede, molduras, quadros… Não tem perigo da sua parede ficar sem graça! Eu, pessoalmente, acho válido pintar o apartamento do jeito que você quiser, principalmente quando pretende passar um bom tempo no imóvel. Mas lembre-se que, futuramente, quando for entregar as chaves de volta ao dono do apartamento, terá que pintar o imóvel novamente.

casa-alugada-decoração-1

foto: Cynthia Lynn Photography

5. Tapetes

Tapetes são os melhores amigos de quem aluga! Eles deixam seu ambiente muito mais aconchegante, com a vantagem de você poder enrolá-lo e levar embora para onde você for.

casa-alugada-decoração-4

foto: Segev Photography

6. Cozinha

Na cozinha, troque os puxadores dos armários, assim como as luminárias, pois você poderá trocá-los novamente quando deixar o imóvel. Não tem armário? As prateleiras podem não ser ideais, mas funcionam muito bem!

casa-alugada-decoração-5

foto: Carolyn Rebuffel Designs

 

7. Armários modulados

Não tem armários? Procure por móveis com sistema modulado. Eles vão se encaixar no seu espaço e quando você sair, vai poder remodulá-lo em outro lugar!

armario-e-closet-1

foto: Closet Maid

Cabe lembrar que nada é impossível, quando você está alugando. Suas necessidades são maiores que essas? Fale com o seu locador, não custa nada. Apresente justificativas plausíveis para a mudança e seja educado. Pode até ser que ele já estivesse mesmo pensando em pintar por fora, trocar as janelas ou rever a fiação da casa toda e ouvir de você que algo precisa ser melhorado pode ser o incentivo que ele precisava para começar uma reforma!



Compartilhe com um amigo