CasaDecoraçãoSala

Layouts de sala para todos os gostos

Por 24 de setembro de 2013 Sem comentários

Quando começamos a pensar em uma sala para a nossa casa, imaginamos mil coisas e vamos em busca de inspirações que se adequem mais ao nosso gosto, não é mesmo? Há que goste de quadros, outros de livros e alguns da parede branquinha… Gosto tem para tudo!

Mas aí começamos a pensar em uma disposição de móveis que não atrapalhe o andamento da residência. Onde a TV poderia ficar? Vou ter um ou dois sofás? Na verdade, tudo isso vai depender, basicamente, de dois fatores: o formato da sua sala e o seu estilo de vida. Enquanto uns encontram o conforto e a perfeição na simetria, outros gostam mesmo é do caos organizado. O que funciona para uma pessoa não vai necessariamente funcionar para outra.

De acordo com o formato da sua sala, se ela é grande ou pequena, estreita ou quadrada, você pode usar a disposição do seu mobiliário para refletir o melhor da sua personalidade e ainda assim deixá-la funcional e aconchegante!

Separamos, então, cinco tipos de layout que agradam gregos e troianos. Veja qual se encaixa no seu dia-a-dia.

Simétrico

sala-simetrica

foto: Bruce Norman Long

A lareira, nessa sala, serve de ponto focal, mas uma TV ou até mesmo um quadro podem ter a mesma função. Colocar assentos nos dois lados da sala faz com que seus convidados sentem um de frente para o outro, o que estimula a interação, afinal de contas, esta é a função de uma sala, não é mesmo?

Salas muito estreitas ou muito pequenas precisam de atenção especial, nesse caso. Esse layout dita regras um pouco mais formais, dependendo do mobiliário que você for usar.

Minimalista

sala-minimalista

foto: Kendle Design Collaborative

Usando mobília um pouco mais baixa e simples ajuda a fazer a arquitetura que está na estrutura de sua casa sobressair. Aqui não são necessárias muitas mesinhas de apoio, prateleira ou bugigangas. Neste caso, menos é mais.

Perfeito para qualquer tipo de sala! Experimente se livrar de muitas coisas que estão em sua sala e notará que uma ou duas peças de mobiliário bonitas podem ser mais do que o suficiente para dar um ar chique e organizado ao ambiente.

Assimétrico

sala-assimetrica

foto: JMA

Na verdade, a assimetria é amplamente utilizada e é um dos jeitos mais comuns de se organizar salas. Se você dividir a foto acima ao meio, a assimetria fica bem clara. Porém, podemos constatar um certo equilíbrio. Os assentos estão compatíveis nos dois lados e, apesar de serem diferentes, possuem certa interação. A planta ao lado da porta traz equilíbrio às cores como um todo e também entre o interno e o externo.

A disposição assimétrica se encaixa em todos os formatos de sala.

Multifuncional

sala-multifuncional

foto: General Assembly

Um dos segredos para fazer um espaço funcionar é combinar suas funções de modos criativos, pensando e repensando todo o layout. Ambientes que tem duplo ou até triplo uso fazem com que você utilize melhor os seus preciosos metros quadrados sem parecer que está tudo confinado. Ótimo para pequenos espaços!

A boa e velha cozinha americana, onde sala e cozinha dividem o mesmo ambiente, é um exemplo. Nesse caso, detalhes como um simples tapete, como observado na foto acima, ajudam a demarcar os diferentes ambientes que dividem o mesmo cômodo. Isso ajuda a separar bem as coisas e a criar uma suave transições entre os ambientes.

Divertido

sala-divertida

foto: Sunset Properties of Tampa Bay

Nem todo espaço precisa ser tão sério! Se você tem alguma mobília divertida, como uma mesa de sinuca ou fliperama, por que não construir o layout da sua sala a partir disso? Aqui, o sofá foi substituído por poltronas e uma mesinha para brincar com carrinhos ganhou espaço. O assento abaixo da janela, com almofadas coloridas, e o tapete dão o ar descontraído e divertido ao ambiente.

Compartilhe com um amigo