Ambientes PequenosDecoração

Ideia de decoração para uma churrasqueira que divide espaço com a área de serviço

Por 8 de novembro de 2017 Sem comentários

E se o espaço para sua churrasqueira é pequeno, o que fazer? Voltamos mais um projeto e demos uma mexida na churrasqueira da nossa leitora, Cristiane. Ela mandou um e-mail pra gente com planta, fotos e pedindo uma ajuda para o espaço dela. Mas qual a particularidade do espaço dessa vez? Pois é, a Cristiane contou pra gente que não tem um espaço muito grande de churrasqueira e ela ainda precisa dividir este espaço com a área de serviço. Portanto, a ideia principal aqui foi disfarçar a parte da área de serviço e valorizar a parte do lazer, procurando aumentar um pouco da área coberta para que ela consiga receber mais gente pro churrasco e com mais conforto.

Antes

Nas fotos que ela nos mandou, podemos ver as principais características do local, como o posicionamento do tanque e máquina de lavar roupa. Podemos ver os acabamentos da churrasqueira, quantidade de armários, cores, enfim, um espaço como um todo, o que complementa muito bem tudo o que ela descreveu no e-mail enviado.

1-churrasqueira-antes

2-churrasqueira-antes

3-churrasqueira-antes

4-churrasqueira-antes

E antes da gente começar a nossa conversa aqui, a Cristiane tinha falado que o sonho do marido do marido dela era ter um forno a lenha nesse espaço. E por menor que fosse esse forno, para uma solução bacana, precisaríamos fazer uma revolução ali no espaço dela. Mudar ponto de água de lugar, instalação de equipamento, tomada, ralo, ou seja, o maior quebra-quebra… É impossível de ser feito? Claro que não, mas a nossa ideia aqui é fugir dessa dor de cabeça, interferindo o mínimo possível na estrutura do ambiente e ainda sim deixá-lo legal, útil e funcional.

Nossa proposta

5-churrasqueira-depois

Como a ideia era disfarçar a parte da lavanderia, começamos pelo tanque, trocando o modelo tradicional que ela tem por um modelo mais moderno e de embutir. Assim, prolongamos a pedra e colocamos ali o tanque novo. Revestimos toda a churrasqueira com um porcelanato que imita madeira e fizemos uma moldura na boca com o mesmo granito utilizado na bancada, procurando deixá-la mais moderna e integrada ao novo ambiente.

6-churrasqueira-depois

Aproveitamos parte do armário que ela tinha, que ficava em cima da máquina de lavar, e o trocamos de parede, colocando-o logo acima da bancada. Complementamos com prateleiras até o final, onde ela pode colocar copos, garrafas e ter ali um cantinho com uma espécie de barzinho. Inclusive, encher o tanque com gelo para dar suporte às bebidas em dia de festa pode ser uma ideia super legal.

7-churrasqueira-depois

Para esconder a máquina de lavar e para substituir o armário maior que ela tinha ali, propusemos um armário em alvenaria com elementos vazados e portas em veneziana para ajudar na ventilação do equipamento. E diferente do existente, não subimos muito este armário para podermos colocar ali vasinhos com plantas ornamentais ou até mesmo temperos que são bem úteis para que curte cozinhar.

8-churrasqueira-depois

Como eles curtem receber amigos em casa para um churrasco, uma ótima solução para quem não tem muito espaço disponível são as mesas e cadeiras dobráveis. Você pode ir desdobrando e colocando conforme a demanda. Acabou a festa? Dobra tudo e fim de popo. Espaço livre novamente. No entanto, vale lembrar que, para isso dar certo mesmo, é preciso um lugar para guardar essas mesas e cadeiras enquanto elas não estiverem em uso. Aquele cantinho ali que temos com a construção do armário da máquina de lavar é perfeito para isso.

9-churrasqueira-depois

Finalmente, para aumentarmos a área útil coberta, sugerimos uma estrutura metálica que se encaixe logo abaixo do beiral do telhado para colocarmos essas coberturas retráteis. Podem ser de toldo, tecido ou tela solar. O importante aqui é que ela tenha essa versatilidade de abrir ou fechar conforme a necessidade do momento.

10-churrasqueira-depois

Lembrando que, se vocês quiserem participar, basta nos enviarem fotos e uma planta com as medidas básicas de algum ambiente que você acha que merece um trato. Se você for escolhido, a gente vai conversar um pouquinho para ver se será necessário algo mais específico. Então, montaremos um projetinho de reformulação para o seu ambiente. O e-mail pra você fazer tudo isso é o contato@limaonagua.com.br.

Ah! Aproveita pra seguir a gente nas redes sociais e assinar nosso canal do limaonagua no Youtube também! 🙂

Compartilhe com um amigo