Ambientes PequenosDecoração

Dicas para quem está indo para uma casa menor

Por 11 de abril de 2014 Sem comentários

Então você vai se mudar para uma casa menor? Acalme-se! Isso não é uma coisa ruim, muito pelo contrário, mudar-se para um espaço pequeno pode ser incrivelmente libertador, sem mencionar que você acaba gastando menos dinheiro com a sua casa, liberando recursos para outras áreas da sua vida.

Mas o que fazer quando o seu jogo de sofás, poltronas, mesinhas de centro e lateral não cabem na sua sala nova? Bem, a dica é simples, “edite”!



Ninguém quer ter que começar tudo do zero novamente, quando vai para uma casa nova: comprar tudo de novo está fora de questão. Algumas peças não funcionam para todos os espaços, não importa nem a maneira e nem como você as dispõe no espaço. O tamanho, as proporções ou até mesmo o estilo da peça podem estragar a sala toda. Então, você precisa aprender a julgar o que vai e o que não vai dar.

Escolha seus assentos com sabedoria

sala-pequena-1




foto: Real Simple

sala-pequena-2

foto: Roger Hirsch

É melhor você admitir logo de cara que, em uma sala menor, acomodar todos os seus amigos de uma vez é muito mais complicado, porém, não é impossível. Na verdade, renunciar ao sofá pode até funcionar bem e trocá-lo por uma seleção de poltronas pode ser bem mais versátil. Por outro lado, um pequeno espaço não significa, necessariamente, móveis de pequeno porte. Às vezes, um sofá maior (ou mesmo um de canto), que domine todo o espaço, pode funcionar muito bem. O truque é pensar sobre como você usa a sua sala de estar.

Edite também sua tecnologia

sala-pequena-3

foto: Flo Design Studio




sala-pequena-4

foto: Susan Diana Harris

Nos dias de hoje, quase todo mundo tem uma TV de tela plana, o que é uma boa notícia para as salas pequenas. Uma televisão fina e na parede economiza um espaço valiosíssimo em uma pequena sala de estar. Mas o que acontece com todas as outras tecnologias do cinema em casa? Se você puder assinar um serviço de filmes e séries na web, como o Netflix, por exemplo, vai conseguir se livrar do DVD player. Contudo, o DVD é o menor dos seus problemas. Considere também trocar todas aquelas caixinhas de som por uma ou duas muito potentes!

Quanto mais simples melhor

casa-pequena-1

foto: FINNE

casa-pequena-2

foto: Benneth Frank McCarthy

Quando você tem uma casa pequena, há menos espaço para guardar tralhas e isso faz com que você pense duas vezes antes de guardar algo que você não usa mais. Aprenda a doar! Assim, você aprende, sem querer, a levar uma vida mais simples e compacta.

Assentos removíveis e versáteis

sala-pequena-5

foto: Atistic Design for Living

sala-pequena-6

foto: Gus Duffy Architect

Cadeiras ou banquinhos leves e desmontáveis são uma excelente estratégia para uma casa pequena. Você pode usá-los enquanto tem visita, porém, depois que a visita for embora, você pode guardar tudo e voltar sua sala ao normal.

E fique feliz, seu dinheiro vai render mais! Uma casa menor tem menos manutenção, gasta menos luz, menos água e no fim do mês, sobra mais salário!



Compartilhe com um amigo