Decoração

Dicas do que fazer e não fazer na hora de decorar

Por 9 de julho de 2015 Sem comentários

As regras que nos guiam na decoração de interiores podem ser sólidas como rochas, assim como podem ser interpretadas de várias maneiras diferentes, vai do ponto de vista de cada um, seja você cliente ou profissional. As diretrizes básicas podem variar de acordo com o método de trabalho ou estilo. Contudo, o que a maioria dos profissionais concorda é que antes de quebrar qualquer regra de decoração, você precisa aprender primeiro as regras básicas. Assim, separamos algumas regras primordiais.

1) Desenhe, rascunhe, rabisque a planta do seu ambiente. Medidas são importantíssimas. Posição de janelas, tomadas, luminárias, escadas, interruptores, etc, são tão importantes quanto as medidas. E lembre-se de levar sua planta na hora das compras.

2- sala-namoradeira-quadro-grande-parede

foto: Horchow

2) Perca um tempo pesquisando estilos. Descubra o que te agrada e o que não te agrada. Compre revistas, visite sites, visite ambientes decorados. Entenda de verdade o que você gosta e o que você não gosta.

3-sala-parede-tijolinho-moderna

foto: Downie North Architects

3) Identifique o ponto focal do seu ambiente (uma lareira, uma cama, uma vista, um painel, etc).

1- sala-lareira-pedra-poltrona-barcelona

foto: Mark English Architects

4) Considere os usos e funções de um ambiente antes de escolher qualquer móvel ou layout. Por exemplo, se a sua sala de jantar também vai servir como área de estudos, lembre-se de deixar lugar para livros e papeis, a iluminação precisa ser adequada e flexível, além de, óbvio, ter uma mesa e cadeiras.

4- home-office-moderno-concreto-pendente-desenhado-wassily-poltronas

foto: Shubin + Donaldson Architects

5) Enfatize elementos importantes do ambiente. No entanto, você também pode tentar disfarçar algo que não gosta tanto assim.

5-home-office-tapete-preto-e-branco-charles-eames

foto: Visual Jill

6) Procure usar uma certa variedade de texturas (macio, áspero, brilhante, fosco…) em um mesmo ambiente para deixá-lo bem mais interessante.

6-quarto-casal-preto-e-branco-pele-tijolinhos-sisal

foto: Tamara Magel

7) Detalhes fazem toda diferença. Molduras e rodapés podem influenciar muito no resultado final da decoração.

7-banheiro-marrom-rodape-branco

foto: Renewal Design Build

Lembre-se que as regras que estamos passando aqui não mandamentos inquebráveis. Elas não funcionam da mesma maneira para todos os projetos. Portanto, vale sempre o bom senso. De qualquer maneira, você já viu algumas diretrizes do que fazer, agora, vamos dar uma olhadinha em alguns pontos do que não fazer na hora de decorar.

1) Não pinte primeiro as paredes e depois escolhas os tecidos. A tinta pode ser diluída e a gama de cores é praticamente infinita! Escolha primeiro o tecido dos estofados, tapetes e cortinas. Em seguida, escolha uma tinta que combine com tudo isso. Vai ser mais fácil e vai te dar menos trabalho. Mas se você for pintar suas paredes de cores neutras como branco ou cinza, essa ordem não importa, ok?

8-quarto-boho-colorido

foto: Lindsay von Hagel

2) Por falar em pintura, não saia pintando sem antes fazer um teste na parede em questão. A luz ambiente influencia muito na cor da parede, principalmente as mais escuras!

9-lavabo-laranja-madeira

foto: Lisa Petrole Photography

3) Não ignore o ponto focal do seu ambiente, quando houver.

11-sala-tv-rustica-madeira-lareira

foto: Reed Design Group

4) Não gaste uma fortuna em itens que sejam modinha. Siga as tendências, caso esse seja o seu objetivo, mas procure focar nos detalhes ou objetos com preços mais amigáveis.

12-sala-estilo-industrial-diamond-chair-almofadas

foto: Hope Designs

5) Não ignore o humor das cores – o vermelho é vibrante e excitante, o azul claro e o verde são calmantes, o amarelo é alegre. Então, escolha as cores de acordo com o feeling que você deseja para o seu ambiente.

13-cozinha-amarela-alegre

foto: Oakwood Projects

6) Não estoure o seu orçamento em algo que não seja funcional, clássico ou duradouro. A não ser que você não consiga viver sem.

10-sala-charles-eames-branca-pufe-tricot

foto: ContraMark

Compartilhe com um amigo