CasaCozinhaDecoraçãoSala

Decorando e arrumando uma sala quadrada

Por 27 de maio de 2014 4 Comments

Recebemos há um tempinho atrás mais um pedido de ajuda, para uma sala quadrada. É uma sala onde temos integradas a cozinha, a área da mesa de refeições e a sala de tv, tudo isso em uma construção de madeira! A leitora relatou que estava precisando de uma mãozinha para dar um jeito na sala, além de, claro, deixar tudo harmônico e bonitinho.



Seguem algumas fotos que ela nos enviou de como o ambiente dela está hoje em dia:

A cozinha está na única parede de alvenaria do ambiente, que é a mesma parede onde fica a porta que vai para o resto da casa.

sala-cozinha-01




O sofá fica encostado na mesma parede da porta de entrada, de frente para a mesa de jantar. Fica de lado para a TV.

sala-cozinha-02

Já a TV fica exatamente entre uma porta e outra, em uma área de passagem.

sala-cozinha-03

O nosso intuito foi livrar as áreas de circulação e delimitar cada espaço para o seu uso devido. Chegamos a seguinte solução:

planta-sala 1

Aproveitamos quase tudo que já era existente, com exceção da mesa, que foi trocada por uma bancada que fica atrás do sofá. A bancada, além de fazer o papel da mesa, pode servir de bancada de apoio para a cozinha, além de bancada para estudos.

A TV saiu da área da passagem e foi para onde hoje está o sofá, que, por sua vez, agora fica de frente para TV.

sala-planta-areas

Aqui nesta planta, podemos ver como as áreas de uso ficam claramente delimitadas.

planta1-circulação

Aqui, podemos ver com mais clareza as áreas de circulação. Com a delimitação e posicionamento das áreas, a circulação vem naturalmente.

Sala quadrada 1a-1

Agora, tratando a decoração, a ideia não foi descaracterizar o que já existia, mas dar um up geral em tudo. As regras do estilo escandinavo deram uma mãozinha aqui. Com uma pequena reforma, os armários da cozinha ficam lindos e novinhos. Escolhemos deixá-lo branquinho, seguindo preceitos do estilo escandinavo, assim como as paredes.

Um papel de parede na cozinha alegra muito o ambiente. Contudo, vale lembrar que utilizar esse tipo de material perto da áreas molhadas exige um certo cuidado. Existem opções em vinil que são adequadas para áreas molhadas, mas ainda sim vale aquele cuidado sempre que usar, como não o deixar molhado por muito tempo. Nesse caso, terminou de lavar a louça, não custa nada passar um paninho ali.

Sala quadrada 2a-1

O turquesa da bancada, moderniza o espaço, porém, pode ser facilmente trocado por qualquer cor de sua preferência, tais como o amarelo, vermelho, laranja e até o branco.

O móvel onde está a TV é bem clean e com espaço para guardar coisas, o que ajuda muito na organização. O cabideiro perto da porta de entrada é muito útil também, uma vez que você pode pendurar sua bolsa, casaco, guarda-chuva, assim que chegar em casa.

Usar quadros, fotos e vasos de planta deixa tudo mais leve e alegre, além de trazer a personalidade do dono ao espaço.

Sala quadrada 3a-1

Sem deixar de esquecer das almofadas que trazem o aconchego necessário!



  • Bárbara

    Qual o programa que vocês utilizam de 3D?

    Obrigada!

    • Bárbara, a gente usa o Google SketchUp para a modelagem e o Artlantis para o render.

  • Fran

    Minha casa é sala e cozinha tudo junto em forma de retângulo e não sei como organizar gostaria de idéias.

Compartilhe com um amigo