CasaDecoração

Decorando a casa com Radiant Orchid, a cor de 2014

Por 24 de Fevereiro de 2014 Sem comentários

Quem ainda não ouviu que a cor do ano de 2014 é a PANTONE 18-3224 Radiant Orchid? Bom, pra você que não ouviu falar disso, muito menos sabe o que é PANTONE, vamos com calma e por partes.

A Radiant Orchid, para quem não sabe, é um tom de roxo, descrito como “cativante, mágico e enigmático” e que pode fazer toda a diferença na decoração da sua casa.

Mas o que é a PANTONE, afinal? É uma empresa subsidiária da X-Rite Incorported, a empresa líder mundial em ciência e tecnologia de cor. A PANTONE desenvolve, fabrica, comercializa e suporta soluções de cores inovadoras através de sistemas de medição, software, padrões de cores e serviços. Hoje, ela é a autoridade global de cores e de padrões de cores profissionais para as indústrias de impressão, embalagem, fotografia, design gráfico, vídeo, carros, tintas, plásticos, têxteis, área médica e odontológica.

E quem elege a cor do ano? É a própria PANTONE. Segundo eles, essa seleção exige uma análise cuidadosa e, para chegar a esta definição, a empresa literalmente varre o mundo à procura de influências de cor que sejam significativas. Isso pode incluir a indústria do entretenimento e dos filmes que estão em produção no momento, coleções de arte pelo mundo, novos artistas influentes, destinos de viagens e mais uma série de outras variáveis sócio-econômicas.

cor-do-ano

Já há muito tempo, a Cor do Ano da PANTONE vem influenciando várias indústrias, incluindo moda, casa e design industrial, bem como embalagens de produto e design gráfico. E só para sabermos, as cores dos últimos cinco anos foram:

PANTONE 17-5641 Emerald (2013)
PANTONE 17-1463 Tangerine Tango (2012)
PANTONE 18-2120 Honeysuckle (2011)
PANTONE 15-5519 Turquoise (2010)
PANTONE 14-0848 Mimosa (2009)

pantone-cores-1

pantone-cores-2

pantone-cores-3

Em se tratando de design de interiores, podemos dizer que a Radiant Orchid é uma cor que enfeita muito bem os ambientes. É muito fácil incorporar esse tom em pinturas, peças e acessórios para a sua casa. Como é extremamente adaptável, a cor complementa verdes, turquesa, verde azulado e amarelos leves. Da mesma forma, esta cor vibrante é perfeita para animar os neutros, como os cinzas, nudes e brancos.

banheiro

foto: Mandarina Studio

cozinha 2

foto: Houzz

cozinha

foto: Details and Design

estar 2

foto: Marie Burgos

estar

foto: Last Detail

fachada

foto: Crafted Architecture

Caso você tenha gostado e queira usar a Radiant Orchid na sua casa, as dicas básicas são:

1. Misture-a com outra cor que você goste. Como dissemos anteriormente, ela vai bem com muitas outras cores.

2. Use-a como um ponto focal. Pode ser um objeto, um quadro, um sofá, um tapete, uma manta…

3. Ao invés de usar objetos inanimados, tente colorir o ambiente com flores! Além de, claro, das orquídeas, há uma série de outras flores que têm esse mesmo tom.

family room

foto: CS Photography

quarto 2

foto: Amanda Nisbet

quarto 3

foto: Vuong

quarto

foto: Blink.is

sala de jantar 2

foto: Lindy Donnnelly

sala de jantar

foto: Marcus Gleysteen

Compartilhe com um amigo