ApartamentoBoas IdeiasCasaDecoração

Decoração com tapetes

Por 13 de Fevereiro de 2013 Um comentário

Poucas artimanhas de decoração são tão simples e tão eficazes quanto os tapetes em camadas. Elas trazem uma profundidade sutil ao ambiente, delimitam o espaço e, apesar de não ser a primeira coisa que chama a sua atenção (dependendo da cor), causam impacto, uma vez notadas. Tapetes de sisal, ou de qualquer fibra natural, geralmente, são o background perfeito para receber um outro tapete por cima, mas nem por isso tenha medo de ousar e misturar padrões diferentes, texturas e cores.

O look mais comum de encontrarmos é o de pele de animal –  falsa ou não – sobre um tapete maior de sisal ou ráfia. Isso acaba dando uma atenção diferente ao tapete de pele o que, além de regularizar suas bordas, também ajuda na marcação do espaço. É uma opção neutra.

O seu objetivo é complementar o ambiente ou chamar a atenção para um ponto específico? Os tapetes também podem ajudar nessa tarefa. Eles podem destacar uma sala ou um objeto que esteja nela, como uma mesinha ou as almofadas coloridas do sofá, por exemplo. Podem dar, também, aquele up em uma sala sem graça.

E sabe quando você tem um tapete que você gosta muito, mas ele é pequeno demais para sua sala? Sem problemas. Compre um tapete maior, neutro, e use o seu tapete por cima do novo. Por outro lado, se você tem esse mesmo problema de tamanho, mas não faz questão de dar destaque ao seu tapete pequeno, use vários tapetes juntos até cobrir a área que você quer. Isso dá um ar diferente e moderno ao seu ambiente!

Tapetes coloridos e de diferentes estampas não fazem muito seu estilo? Por que você não usa tapetes parecidos? Tapetes de um mesmo material ou de tonalidade parecida funcionam super bem juntos.

Os exemplos seguem misturando estampas, cores e formas que, às vezes, criam um ambiente alegre e, outras vezes, dão um ar um tanto quanto boêmio. No entanto, vale lembrar que os tapetes podem tornar o ambiente um pouco mais empoeirado, dependendo da frequência da sua faxina, porém, muito mais aconchegante e romântico!

Imagens dos sites: Apartment Therapy, Homedit, ElleDecor e Pinterest.

  • Olá! Tudo bom?
    Adorei o blog e as postagens, principalmente os projetos e as maquetes! Cara, como você faz aquilo? É tão criativo! parabéns!
    Gostei da ideia de sobreposição dos tapetes. Queria comprar uns e fazer isso, mas não entendi direito como combiná-los sem ter erro. Será que vocês podem me ajudar? Pensei em algo vermelho, preto ou branco, para um quarto bem amplo. Dei uma olhada nesse site http://www.mobly.com.br/decoracao/tapetes/ mas ainda não decidi nada.
    O que vocês acham?

Compartilhe com um amigo