CasaDecoração

Como escolher a cor do seu ambiente

Por 5 de fevereiro de 2014 Sem comentários

A gente recebe muito e-mail de gente perguntando sobre cores, texturas, se uma cor vai ficar boa em certo ambiente ou não…

Cor é uma coisa muito particular, e assim, sem conversar com nenhum de vocês para entender o gosto, sem nem ver alguma foto, fica difícil dar pitaco na casa de vocês. Resolvemos, então, tentar elucidar um pouco essa escolha, que no final das contas, entendemos ser algo muito importante!



Só para situar todo mundo no assunto, cabe dizer que algumas pesquisas feitas comprovam que a cor do ambiente não afeta só o seu humor, mas também afeta consideravelmente as decisões tomadas em relação à decoração de interiores. Não importa em que ambiente esteja, seja sua casa ou no seu ambiente de trabalho: as cores vão te influenciar. Mas até aí, isso parece meio óbvio, não é?

Há alguns comportamentos humanos que respondem a certas cores e, sendo assim, a escolha da cor em algum quarto pode basear-se tanto na atividade exercida naquele ambiente, quanto o que você quer para aquele ambiente. Parece confuso? O McDonald´s, por exemplo, é vermelho e amarelo, pois essas são cores estimulantes e que podem encorajar sua fome!

sala-preta-amarela




foto: Product Bureau

Contudo, essa informação não é suficiente para saber qual cor é boa para pintar determinado quarto, mas já é um guia para boa parte dos indecisos. Só que nós não estamos aqui para dizer “pinte com esta ou esta cor“, pois como já falamos ali em cima, isso é muito particular, mas caso queira entender um pouco sobre a Psicologia das Cores, o Wikipedia pode começar a te ajudar. Recomendo o item “Simbologia das Cores” que, em suma, diz o seguinte:

  • – Vermelho estimula ações agressivas;
  • – Amarelo é concentração, disciplina, comunicação, ativa o intelecto;
  • – Laranja é equilíbrio, generosidade, entusiasmo, alegria. Além de ser atraente e aconchegante;
  • – Verde estimula momentos de paz e equilíbrio;
  • – Azul favorece a amabilidade, a paciência a serenidade;
  • – Lilás é a cor que tem mais influência em emoções e humores. Também está ligada a intuição e a espiritualidade;
  • – Branco estimula a imaginação e a humildade. Produz a sensação de limpeza e claridade, alem de frieza e esterilidade;
  • – Preto pode ser representado como uma capa de aço, onde aquilo que está dentro não sai e aquilo que está fora não entra.

sala-colorida

foto: Rachel Reider

Se você ainda tem dúvidas, creio que a dica básica, para não errar, é que a cor do seu ambiente deve combinar/fundir com as cores dos seus móveis. Se você vai arriscar com uma corzinha um pouco mais vibrante, vá em frente, porém, estude bem essa cor, veja se ela combina com seu mobiliário e se você realmente aguentaria olhar para essa cor por bastante tempo. Por mais legal que pareça ter uma parede vermelha e um sofá berinjela, a combinação, ao longo do tempo, pode se tornar um pouco cansativa.

sala-vermelha

foto: Dillard Pierce




No entanto, se dúvidas ainda continuam martelando sua cabeça, vou arriscar dizer MINHAS preferências de cores, quem sabe pode ajudar em um caso ou outro.

sala-colorida 2

foto: LLI Design

Na verdade, eu adoro branco, cinza, nude e todas as variações de tons que podem existir dessas três cores, mas vamos ignorar esse fato e vamos às cores de verdade.

sala-branca

foto: Avenue Lifestyle

Para a sala, o verde claro pode ser uma boa escolha. O verde é uma cor que lembra a natureza e uma sala com essa cor pode ser muito relaxante, fazendo você se sentir realmente em um lar. O amarelo, por ser aconchegante, pode ser uma boa escolha também. Assim como o azul claro. Se você quiser algo mais impactante, tente um azul escuro. Usar tons de azul na sala ajuda a reduzir o stress e a aliviar tensões. Na verdade, verdes e azuis claro são ótimas opções para qualquer ambiente. Contudo, leve em consideração o tamanho do seu ambiente, quanto menor ele for, dê mais preferência aos tons claros!

sala-verde clara

foto: John Lum Architecture

sala-azul

foto: Kerrie Kelly Design Lab

Na cozinha, você pode ousar de verdade: amarelos, laranjas e vermelhos, são cores quentes que deixam qualquer ambiente muito alegre! Aliás, o laranja também fica bem legal para uma sala de jantar mais moderninha! Ambientes que não são de convívio longo são mais “ousáveis“.

cozinha-laranja

foto: Danny Broe Architect

No banheiro, dá para ousar também. Roxo, azul, cinza e preto são ótimos tons para usarmos em detalhes. E eu digo em detalhes, pois os banheiros, normalmente, são ambientes um pouco menores.

banheiro-roxo

foto: Morrocan Design

banheiro-colorido

foto: Winder Gibson

No final das contas, o melhor conselho para você que está nessa fase de escolha de cores é: pesquise! Olhe fotos e não tenha medo de experimentar. É claro que não há certo e errado aqui. Assim como não há nada de errado em escolher o branco também. Apenas lembre-se de considerar não só os seus móveis, mas a ideia que você quer passar com o seu ambiente!

PS: Lembre-se de que as cores não se resumem só às paredes ok?! Elas também podem marcar presença em outros objetos! 😉



Compartilhe com um amigo