CasaDecoraçãoQuarto

Como deixar o seu quarto aconchegante

Por 29 de outubro de 2013 Um comentário

Nosso post de hoje é uma ajuda para uma leitora de nosso blog. Confesso que, dessa vez, fui comprada por uma promessa de mousse de chocolate a próxima vez que eu colocar os meus pés no Rio de Janeiro! E claro, pela educação e simpatia de nossa amiga.

Ela enviou muito material e achei interessante algumas escolhas que ela fez para a nova casa. Assim, resolvi dar um palpite do que eu acho que pode ficar bom. De tudo o que ela me mandou, tive que escolher um ambiente só, pois a nossa fila de pedidos aumenta a cada dia e já não é mais possível atender a todo mundo em uma só vida.

Enfim, o ambiente escolhido foi o quarto dela, uma suíte com um tamanho bom, com um espacinho para os armários, que acaba virando um closet, e uma varandinha, que nas próprias palavras dela é uma “uma salsicha”.

Melhor do que falar, é mostrar, de fato, o ambiente que estamos tratando:

DSC03831

DSC03832

DSC03834

O quarto tem, por definição, que ser o nosso refúgio e, mesmo que possa receber outras funções, como as de leitura, trabalho e entretenimento, é o lugar onde descansamos e relaxamos. Esse foi, então, o nosso ponto de partida para que começássemos a pensar em um quarto para a nossa leitora. Sendo assim, a decoração deveria propiciar, antes de tudo, conforto e paz, ou seja, um certo aconchego.

Nesses casos, dificilmente erramos quando optamos pelo neutro. Além disso, não é porque é neutro, que precisa ser tedioso, sem graça ou tudo bege/branco. Os acessórios, aqui, podem fazer toda a diferença, mas sem exageros.

Uma das informações que a nossa amiga nos deu era que ela iria colocar o piso de cimento queimado em todos os ambientes. Isso me animou bastante, pois o piso de cimento queimado é de longe um dos meus favoritos! Fica lindo na sala, no quarto, no banheiro, em tudo! Além de, claro, ser muito adequado ao clima do Rio. Aliás, se você duvida da beleza do piso de cimento queimado, dê uma olhadinha nesse post. Que sabe mude de ideia.

Depois da ideia do neutro, corremos atrás do aconchego, pois, afinal de contas, de que vale um refúgio que não é aconchegante? Nessa hora, materiais naturais como a madeira e o uso de tapetes entraram no jogo. Esses são elementos que farão toda diferença. Muito além do aconchego em si, deixam sua mente mais relaxada.

quarto 1

Para deixar a decoração mais relaxante, optamos pelo uso do “off-white” nas paredes. Um cinzinha claro também vai muito bem. Tratamos a iluminação de maneira que seja possível criar diferentes climas, usando as luzes complementares, como os spots em cima da cama, o pendente e o abajur. Aliás, uma dica bem fácil para você criar um clima bem bacana no seu quarto é usar luminárias nas mesinhas de cabeceira.

Como bem sabemos, um ambiente totalmente branco pode se tornar algo monótono e impessoal. Por isso, considerei a hipótese de quadrinhos com fotos, seja de momentos marcantes ou do dia-a-dia. O importante é dar o seu toque ao ambiente.

Dosar as cores complementares dos acessórios como roupa de cama e tapete pode trazer harmonia, além de enfatizar a personalidade do usuário. Resumindo, é o que vai dar a cara do dono ao ambiente.

quarto 2

No que diz repeito ao conforto, o ponto focal, a menina dos olhos, é, obviamente, a cama. Tecidos que sejam agradáveis ao toque e almofadas bem fofinhas dão um charme especial à sua cama.

O uso das texturas também é importante, pois elas aquecem o ambiente, tornando-o mais acolhedor. Além disso, é sempre importante deixar o quarto arrumadinho. Bagunça quase nunca é confortante, mas, para isso, é importante que você tenha onde esconder sua bagunça, não é mesmo? Por isso, um armário bem planejado é importante. E se você não tem muito espaço, recorra a móveis mais versáteis como cama com gavetas, pufes que abrem e etc.

quarto 4

Utilizei esse conceito de móveis que além da própria função também armazenam coisas, quando coloquei essa mesinha que abre ao lado da cama. Dentro dela pode ficar seu notebook, suas maquiagens, enfim, o que você achar necessário. É prática pois as coisas ficam bem ao alcance, mesmo que não estejam muito expostas.

quarto 3

Confesso que a nossa leitora não pretende colocar TV no quarto. Mas, em minha defesa, só fiquei sabendo disso quando o projeto já estava pronto e, infelizmente, não havia mais tempo de refazer. Portanto, concebi o projeto pensando no conceito de refúgio, um lugar para relaxar e assistir a um filme em dias que a preguiça nos consome.

No entanto, quem disse que o nosso painel não pode virar um local para colocar alguns de seus livros? Se a gente tem alternativas na vida, a gente tem tudo! 😉

quarto 3'

Outra ideia, que ela gostaria para o quarto dela, era que a varanda “salsicha” virasse um cantinho para leitura e música. Portanto, resolvemos fechar a varanda com vidro temperado, desses que costumamos ver em varandas de prédio. Como muitos condomínios não permitem muitas intervenções na fachada, essa acaba sendo uma alternativa boa nesses casos.

E por questões de ar condicionado, achamos por bem, deixar uma porta de vidro dividindo o quarto do cantinho relax dela, e claro uma persiana.

varanda 1

Tratamos o cantinho com uma ideia mais zen, sem perder o toque de modernidade. A cadeira de balanço moderninha se dá super bem com os futons e almofadinhas no chão. O banquinho de madeira que apoia os livros tem a intenção de ser uma alternativa mais divertida do que as prateleiras. Já as plantas têm o poder de rejuvenescer um ambiente instantaneamente. Se o seu ambiente for bem iluminado, você vai ter menos problemas em mantê-las sempre verdinhas e vivas.

No quarto, as flores são bem-vindas. Compre de vez em quando e de preferência a flores com pouco perfume. Você vai ver como elas alegram todo o ambiente instantaneamente!

varanda 2

Vale lembrar que, na verdade, são todos os elementos e cuidados que, em conjunto, geram um bom resultado. Iluminação, mobiliário, objetos, quadros e tapete acabam criando uma composição que revela o perfil do dono do quarto e faz com que este, obviamente, atenda às suas necessidades.

Para finalizar, deixamos uma pequena listinha de dicas, que resumem muito do que já falamos, e que podem deixar qualquer quarto mais aconchegante:

1. Uso de almofadas e travesseiros na cama;
2. Uso de tapetes;
3. Uso de texturas naturais como madeira, linho, pedras;
4. Uso de iluminação complementar;
5. Uso de cores neutras;
6. Manter a organização.

E lembre-se de que você não precisa de tudo novinho, basta cuidado, carinho e um pouco de organização para que seu quarto se torne o mais aconchegante dos quartos!

Projeto por Limão n’água

  • Angela

    Uauuuu!!! Fiu fiu!! 

    Que lindo, Debora e Breno! 
    Adoreiiii cada detalhe, cada preciosa dica, cada delicadeza, cada tom! 

    Fiquei impressionada com a destreza com que voces transformaram a minha varanda salsicha em um espaço delicioso para ser feliz na tranquilidade.

    Adorei a importancia que voces deram às particularidades, a personalidade do morador. 

    Vou sorver e aproveitar tudo! Aplicar e replicar, mostrar aos amigos e aos desconhecidos, fazer a festa. 

    E por falar em festa, aquela mousse de chocolate acaba de ser promovida a um convite completo, com o cardapio a escolha dos homenageados. 

    Olha, obrigada viu? voces sao os limões mais interessantes do cyber espaço! 
    Beijo

    Angela Guimarães

Compartilhe com um amigo