ApartamentoDecoraçãoSala

Como decorar uma sala quadrada

Por 13 de dezembro de 2012

Há mais ou menos três semanas, uma leitora me falou que estava achando meio complicado decorar a sala dela, que é quadrada. Além disso, a porta da entrada fica muito perto da janela. Ela não passou dimensões, nem outras informações, mas vou tentar ajudá-la com esse problema, que, com toda a certeza, não é exclusividade dela.

Na verdade, a sala quadrada é mesmo mais chatinha de se arrumar, mas tudo depende do uso que ela terá. Tentarei fazer o modelo mais comum, que vemos na maioria das casas. Quem sabe esse raciocínio ajude mais gente, independente do uso que a sala vai ter.

Eis a nossa planta. Fizemos com tamanho de 4mx4m:

sala-quadrada-01

Primeiro de tudo, imagine o fluxo dessa sala. Pense por onde seria instintivo andar e por onde será preciso circular. Por exemplo: da porta de entrada para a porta que vai para o corredor – ou para a cozinha – e vice-versa. Não se esqueça, ainda, que, dentro da área útil que sobra, também é preciso reservar espaço para circulação em volta da mesa e na frente do sofá. Então, qual é a área que sobra, onde você poderá ocupar devidamente? Visualizando:

sala-quadrada-02

Eu sei que parece um pouco óbvio, mas esse raciocínio ajuda bastante na hora de saber a real área ocupável. A partir daí, você pode começar a escolher os seus móveis, considerar os tamanhos e tudo mais. É claro que existem outras variáveis que devemos considerar, que “engessam” uma sala, como a instalação elétrica, por exemplo. No entanto, isso é não é o maior dos problemas, já que é possível mudar caso necessário, nem que seja com uma extensão escondida por baixo do tapete!

Então vamos lá. Fizemos dois layouts diferentes. Porém, é possível bem mais que isso!

sala-quadrada-03

sala-quadrada-04

sala-quadrada-05

Nesse primeiro layout, a mesa de jantar fica no canto mais próximo da porta que vai para o resto da casa, que é onde está a cozinha. O sofá, apesar de ser o móvel mais imponente do ambiente, não pode ser daqueles enormes, por motivos óbvios. O móvel que está atrás dele funciona como um aparador e divisor de ambientes.

Se a sala não for grande, conforme o nosso caso, dê preferência à aquisição de peças mais leves, como mesas com tampos de vidros ou espelhadas, que dão a sensação de um espaço mais amplo e não tão entulhado. Cores claras também são uma boa saída.

sala-quadrada-06

sala-quadrada-07

sala-quadrada-08

No segundo layout, a sala de tv está um pouco mais espaçosa do que no primeiro caso. Se você puder usar o artifício de encostar a sua mesa de jantar na parede, você ganhará bastante espaço, mas perderá lugares. Todavia, só faça isso se você morar sozinho ou no caso de, no máximo, um casal sem filhos.

Listras na horizontal nas paredes podem dar a ilusão de um ambiente mais amplo e as verticais de um lugar mais alto. Espelhos também ajudam nessa ilusão de espaço maior. Trabalhar com alturas – de móveis e objetos – diferentes ajuda a dinamizar o espaço.

Espero ter conseguido ajudar um pouquinho!

Encontrei mais dicas em Decorando e arrumando uma sala quadrada
Projeto por Limão n’água

Compartilhe com um amigo