ApartamentoCasaDecoraçãoSala

Como decorar sala comprida

9 de Abril de 2013

Sua casa tem uma sala comprida e procura algumas dicas para decorá-la da melhor maneira? O post de hoje foi feito a partir do pedido de uma de nossas leitoras, que está fazendo algumas modificações na casa. Ela possui uma sala bem comprida para dois ambientes e nossas sugestões serão de grande ajuda para outras pessoas que buscam dicas de como decorar uma sala comprida e ajeitá-la de maneira geral.

Salas compridas, geralmente, causam aquela sensação de corredor, pelo fato das dimensões dos seus lados serem muito diferentes. Também podem causar a sensação de estreiteza, mesmo que não sejam estreitas de fato. Quanto mais estreita a sala, pior a circulação, mas vamos ver como minimizar esses probleminhas.

1. Ambientes integrados

Uma dica bacana para minimizar a sensação de corredor da sua sala é integrar ambientes: fazer com que um ambiente converse com o outro. Evite obstrutores de visão, como biombos ou estantes que atravessem sua sala (utilize esses artefatos somente se essa for a sua intensão, dividir ambientes). Usar materiais muito marcantes e diferentes nos ambientes pode deixar tudo um pouco pesado. Mas também não precisa usar a mesma coisa em tudo e deixar tudo combinando, senão você corre o risco de deixar o ambiente muito chato. Seja sensato.

sala-comprida-01

Esse é um projeto que desenvolvemos e com ele fica mais fácil visualizar alguns conceitos. Utilizamos materiais leves e com cores claras e naturais, que conversam entre si e dão coerência ao ambiente. O colorido da sala ficou para os detalhes e objetos decorativos.

2. Delimitando ambientes

Delimitar os ambientes, nesse caso, não quer dizer necessariamente separá-los ou dividi-los. Mesmo porque a gente já falou em integração, não é? Elementos que delimitem espaços, como tapetes, iluminação, detalhes no teto ou nas paredes ajudam a diminuir a sensação de corredor. Quando você delimita os espaços, por exemplo, sala de tv e sala de jantar, a amplitude do olhar diminui, pois você presta atenção em uma sala e depois na outra. Tapetes cumprem brilhantemente esse papel.

sala-comprida-02

Na nossa sala, esse problema é um pouco menor pelo fato de existir aquele pequeno dente entre as salas. Ela não é um retângulo enorme e linear. Mas mesmo assim, utilizamos os tapetes e cores nas paredes para fortalecer essa característica da sala, além de que esses artifícios ajudam a deixar o ambiente mais aconchegante.

3. Cores claras

O seu ambiente é pequeno? Aposte nas cores claras. Deixe as cores de destaque para os detalhes. Cores escuras tendem a diminuir o seu ambiente e isso funciona não só para ambientes estreitos, mas para todos os formatos. Móveis claros e translúcidos também diminuem a sensação de confinamento. Outra coisa que ajuda bastante, se o seu ambiente for pequeno, é um espelho. Ele amplia muito a sala e ajuda na iluminação.

sala-comprida-03

Optamos pelas cores mais claras e suaves para evitar que a sala ficasse pesada, deixando assim o ambiente mais confortável. O mobiliário segue a linha clean, nada muito rebuscado, e a mesa de jantar é translúcida, para dar mais fluidez ao ambiente. As cores que quebram a monotonia estão nas almofadas, livros e objetos de decoração.

4. Mesinhas laterais

Mesinhas de centro são muito bonitas e utéis, não é? Complementam a decoração e dão um tchan na sala. Mas e se sua sala é estreita? Em vez de uma peça útil, você vai acabar com um obstáculo para você pular bem no meio da sua sala. Vá de mesinhas laterais! Podem não chamar a mesma atenção que uma mesinha de centro, mas elas são muito úteis e têm o seu charme.

sala-comprida-04

Aqui, também, para evitar atrapalhar a passagem, optamos por uma mesinha lateral. Nessa planta, a sala de tv tem uma particularidade, ela fica em uma área de passagem, mas sem tráfego intenso, pois só passa ali quem for sair ou chegar em casa, o que ajuda a minimizar o problema.

5. Lado grande, decoração grande

Você já ouviu falar que pessoas grandes devem usar acessórios grandes? Se elas usam os pequenininhos elas acabam parecendo maiores. Na sua sala o princípio é o mesmo. Nos lados grandes, vá de decoração grande. Pode ser um quadro, um painel, espelhos o que vier a sua mente. Aproveite as cores nos lados maiores também, se sua vontade for uma sala mais colorida.

sala-comprida-05

O painel iluminado que colocamos na sala ocupa a maior parede que a sala tinha disponível. Foi tratado para que tivesse impacto e sutileza ao mesmo tempo, que ajudasse a delimitar o espaço da sala de jantar.

Não deixe de ver o artigo Como decorar uma sala quadrada.
Projeto Limão n’água

Compartilhe com um amigo