Boas IdeiasCasaDecoração

Como combinar estampas no seu ambiente?

Por 17 de dezembro de 2012 Sem comentários

Misturar estampas é uma dessas áreas da decoração que as pessoas, em geral, fogem, simplesmente por medo de não saber ou de achar que não vão conseguir combiná-las.

Vamos dar algumas dicas a seguir e tentar mostrar que a combinação de estampas não é aquele bicho de sete cabeças que todo mundo pensa. E lembrem-se, não há regras e sim bom senso. Nossas dicas só facilitarão um pouco a sua vida, caso você precise de um empurrãozinho na hora de tentar.

Números ímpares são sempre mais fáceis de agrupar, nesses casos. E de acordo com a regra básica, 3 é um bom número:

Estampa 1: esta vai ser a sua estampa mais forte, que chama mais a atenção, portanto, escolha um padrão que você tenha gostado muito! Se ele tiver uma escala de desenho grande, melhor ainda.
Estampa 2: esta estampa deve ter algumas cores da mesma paleta da primeira escolhida, porém em uma escala de desenho menor.
Estampa 3: escolha uma cor complementar à cor principal, ou alguma cor neutra. Pode ser um padrão só texturizado ou com um desenho em escala bem pequena.

Sabendo disso, agora podemos considerar o seguinte:

– Você não vai querer colocar padrões, estampas e desenhos demais, uns em cima dos outros. Você precisa de um lugar para o olho descansar. A ideia é muita informação, mas não informação excessiva que você não consiga absorver. Adicionar cores sólidas e texturas ajudam a equilibrar e separar o ambiente.
– Fica mais fácil quando você escolhe cores de um mesmo tom ou intensidades, como cores primárias e tons pastéis.
– Branco é uma excelente cor de base que traz tudo junto e permite que suas estampas e padrões pareçam vibrantes. Apenas certifique-se de manter o mesmo tom de branco ao longo de todo o ambiente.
– Não importa se você escolhe primeiro a cor sólida, ou a estampa, apenas certifique-se que o resto do ambiente continue na mesma paleta de cores para criar harmonia.

Alguns exemplos de estampas que costumam combinar entre si:

– Bolas, texturas e desenhos gráficos;
– Bolinhas, listras e florais;
– Xadrez, pequenas flores e desenhos gráficos;
– Zig zag, floral e desenhos geométricos;
Toile de jouy, texturas e listras;
– Estampa de animal e texturas;
– Adamascado, floral e listras.

As estampas podem não agradar a todos. No entanto, elas são capazes de passear dentro de muitos estilos. Podem ser muito impactantes, fluidas e harmônicas. Basta um pouco de inspiração!

Compartilhe com um amigo