CasaDecoraçãoQuarto

Como as cores do quarto podem influenciar e afetar o comportamento do seu bebê

Por 29 de agosto de 2014 Sem comentários

Normalmente, quando decoramos um espaço, baseamos nossas escolhas em nossas preferências. Há quem goste mais de azul, ou mais de verde… Isso sempre funcionou bem para quase todo mundo, contudo, se tomarmos como base a psicologia das cores, descobrimos que esse processo pode não ser tão simples assim e que alguns cuidados devem ser tomados.

As cores influenciam o estado psicológico dos seres humanos de várias maneiras. As pessoas se lembram mais facilmente de cores do que de formas. Já tratamos um pouco desse assunto aqui, onde demonstramos que cada cor tem um efeito diferente sobre nós, o que pode e deve ser levado em conta, especialmente quando o assunto é o quarto do seu bebê. Então, vamos dar uma olhadinha em como as cores podem influenciar no desenvolvimento e comportamento do seu filho, para descobrir qual a cor se encaixa melhor com a personalidade dele.

As cores quentes costumam estimular a mente e energizar o corpo. Elas fazem espaços grandes tornarem-se convidativos e aconchegantes. Porém, elas não são cores relaxantes e não são as melhores escolhas para a hora de dormir, principalmente se o seu filho é um tanto quanto enérgico.

1. Laranja

Quente, aconchegante e confortante, o laranja é uma cor estimulante que inspira interação social e comunicação. Contudo, em excesso, pode ser estimulante demais!

quarto bebê-moderno-laranja-1

foto: 2 Point Perspective

quarto bebê-moderno-laranja-2

foto: Project Nursery

Nas imagens acima, alguns toques em laranja trazem modernidade ao ambiente.

quarto bebê-moderno-laranja-3

foto: 4/1 Design

quarto bebê-moderno-laranja-4

foto: Project Nursery

Para balancear a decoração, combine o laranja com tons frios.

2. Amarelo

O amarelo é uma cor alegre e enérgica, que dá ao quarto um toque iluminado. É uma cor associada a felicidade e cada tom e intensidade estimula algo diferente. Os tons mais sutis, por exemplo, estimulam a concentração, enquanto os mais fortes podem estimular a memória.

quarto bebê-moderno-amarelo-1

foto: Baby Bedding

quarto bebê-moderno-amarelo-3

foto: Brooke Wagner Design

quarto bebê-moderno-amarelo-2

foto: Draw me a sheep

Combinar o amarelo com tons neutros, como o cinza, pode deixá-lo um pouco menos vibrante. Quando utilizado com outros tons de amarelo ou cores complementares, como os azuis, o amarelo ganha contraste e um certo destaque.

3. Vermelho

O vermelho não é uma das melhores cores para quarto de criança, afinal de contas, o vermelho está associado a agressividade, inabilidade de focar e dor de cabeça. No entanto, evitando o excesso, o vermelho é muito bem vindo e pode trazer boas energias ao corpo, além de ajudar nas habilidades atléticas!

quarto bebê-moderno-vermelho-1

foto: Steffanie Danby

quarto bebê-moderno-vermelho-2

foto: Down 2 Earth Design

quarto bebê-moderno-vermelho-3

foto: Lilli Design

O segredo do uso do vermelho está nos detalhes!

4. Rosa

Essa é a cor universal das meninas e princesas, e não é por acaso. O rosa é uma cor calmante, relaxante e evoca a feminilidade e a empatia. Embora tenha esse efeito calmante, o excesso pode causar agitação e ansiedade.

quarto bebê-moderno-rosa-1

foto: Merigo Design

quarto bebê-moderno-rosa-2

foto: Baby Bedding

quarto bebê-moderno-rosa-3

foto: Annette Tatum

***

Comparada às cores quentes, os tons frios, tem um efeito calmante no corpo e na mente. São ótimas para espaços pequenos. Os tons mais escuros, entretanto, devem ser usados moderadamente a fim de se evitar quartos com uma atmosfera muito sombria.

1. Azul

Na roda de cores, o azul é o oposto do vermelho, tem um efeito calmante, baixa a pressão sanguínea e diminui tanto a ansiedade quanto a agressividade. É uma ótima opção de cor para criar uma atmosfera mais fresca em um lugar muito quente e úmido. Alguns de seus tons, como os azuis acinzentados, podem trazer um pouco de tristeza.

quarto bebê-moderno-azul-1

foto: Four Walls & a Roof

quarto bebê-moderno-azul-2

foto: Kate Jackson

quarto bebê-moderno-azul-3

foto: Mary Wyar

O combo azul e branco é perfeito quando você está tentando criar um ambiente calmo e sereno.

2. Verde

O verde está associado à natureza e simboliza a saúde e bem-estar. Tem um efeito calmante sobre o corpo, ajuda na concentração e alguns estudos mostram que pode até ajudar no aprendizado da leitura. É uma cor ótima para ambientes educativos.

quarto bebê-moderno-verde-1

foto: Structure Home

quarto bebê-moderno-verde-2

foto: Liz Levin Interiors

quarto bebê-moderno-verde-3

foto: Dvira

3. Roxo

Essa cor é associada à realeza, luxo, sabedoria e espiritualidade. Tons pastel como lilás e lavanda são calmos e relaxantes, enquanto tons mais escuros agitam mais o ambiente.

quarto bebê-moderno-roxo-1

foto: Fresh House

quarto bebê-moderno-roxo-2

foto: Rad Design

quarto bebê-moderno-roxo-3

foto: Badern’s Decorating

***

Cores neutras são elegantes, pois não chamam atenção para si. Realçam graciosamente o visual e fazem resplandecer qualquer ambiente. Funcionam muito bem sozinhas ou combinadas com qualquer outra cor.

1. Branco

Angelical e puro, o branco está associado à inocência e promove a calma. O branco também está ligado ao místico e a segredos. É moderno e, quando usado com um toque de outra cor, abre-se para o mundo.

quarto bebê-moderno-branco-1

foto: Avenue Life Style

quarto bebê-moderno-branco-2

foto: House of Wentworth

quarto bebê-moderno-branco-3

foto: On my agenda

quarto bebê-moderno-branco-4

foto: Lori Gentile

2. Cinza

Apesar do cinza nos remeter ao sombrio e à tristeza, ele também mexe com outras emoções. Por exemplo, o cinza nos inspira a contemplação e, portanto, tem um efeito calmante e relaxante, mas ainda sim promove a solidão. Assim, utilizá-lo combinado a outras cores ainda é o ideal.

quarto bebê-moderno-cinza-1

foto: Monroe Design

quarto bebê-moderno-cinza-2

foto: Houzz

quarto bebê-moderno-cinza-3

foto: Turbobeds

3. Preto

Quartos de crianças e bebês, quase nunca possuem o negro na decoração: é uma cor que deve ser utilizada com moderação. Por ser muito poderosa, impactante e escura, é bom que seja utilizada em quartos com muita iluminação natural e combinada com outras cores contrastantes. Utilizá-la nos móveis, em contraste com as cores das paredes, pode ser uma ótima escolha.

quarto bebê-moderno-preto-1

foto: Sabal Homes

quarto bebê-moderno-preto-2

foto: Jack & Jill Interiors

4. Marrom

Há quem associe o marrom ao feio, contudo, seus tons terrosos e quentes são ótimos complementos para quartos de bebê. Lmebre-se que o nude e o bege fazem parte dessa família.

quarto bebê-moderno-marrom-1

foto: Dettaglio

quarto bebê-moderno-marrom-2

foto: Elephants & Owls

quarto bebê-moderno-marrom-3

foto: Lucia Tacla

Compartilhe com um amigo