CasaDecoraçãoSala

Arrumando uma sala estreita

Por 27 de Fevereiro de 2014 3 Comments

Recentemente, recebemos um pedido de ajuda muito simpático de um dos nossos leitores. Ao abrirmos as imagens e as plantas recebidas, concluímos que o caso dele poderia ajudar mais gente e, então, resolvemos fazer este post!

O caso que temos é de uma sala bem estreita. De acordo com a planta, ela mede 2.90m x 5.75m, o que resulta em um total de 16,67m². Sendo assim, ela não é uma das menores salas que já vimos por aqui, contudo suas dimensões são pouco usuais. Como lidar com esse tipo de particularidade?

Para começarmos a entender o caso do nosso amigo, vamos ver a sala dele primeiro.

foto-1

Uma das vantagens das salas estreitas é o fato delas serem mais compridas que o normal, então, dividi-la em dois ambientes, quase sempre é algo bem tranquilo e sem maiores problemas.

foto-2

E a sala do nosso amigo não é diferente. A particularidade que temos nesta sala é que, ao invés de ela estar dividida em Sala de TV e Sala de Jantar, como costumamos ver por aí, está dividida em Sala de TV e Sala de Estar, ou um cantinho de descanso, leitura, para um café com jornal.

foto-3

A sala conta com uma porta de entrada, uma janela e uma passagem para outro ambiente, que funciona quase que instintivamente como o divisor de águas do ambiente.

foto-4

foto-5

Depois que olhamos bem a sala e conversamos um pouco com o nosso leitor, chegamos a algumas conclusões:

1. A posição do sofá e do rack da TV não é a mais confortável de todas;

2. Uma cortina comprida, atrás de um sofá robusto encostado na parede, não funciona;

3. Falta lugar para guardar ou armazenar algumas coisas (principalmente as coisas de criança, que precisam estar sempre à mão);

4. Falta um carinho especial com a decoração.

Então, chegamos a essa solução de planta:

planta-sala

O segredo é tratar a sua sala estreita e comprida como duas salas distintas. E como, neste caso, o divisor de ambientes já estava meio que previamente estipulado, não tivemos que quebrar muito a cabeça para a disposição dos móveis. Aliás, boas dicas para colocarmos os móveis em ambientes como estes são:

1. Usar tapetes com estampas, cores ou formatos diferentes. Assim, eles tiram a atenção da dimensão maior da sua sala, fazendo com que fique menos “linguiça”, além de limitar e dividir bem cada ambiente;

2. Usar os próprios móveis para dividir os ambientes. Alguns móveis coringas que são ótimos para a divisão de ambientes são as estantes, os aparadores e até o próprio sofá;

3. Usar uma cor um pouco mais escura na parede do fundo é uma boa ideia, se a cor não for viva ou escura demais, principalmente em ambientes pequenos (eles vão parecer menores). Caso pintar sua parede não seja uma opção, os quadros podem chamar a atenção para essa parede, fazendo com que a diferença de dimensões da sua sala não fique tão evidente;

4. Prefira as mesinhas laterais ao invés das mesinhas de centro.

sala-01

A ideia aqui foi aproveitar ao máximo os móveis já existentes na sala, principalmente o sofá e as poltronas. AH! E minimizarmos os problemas encontrados e mencionados anteriormente, é claro.

sala-02

Como seria impossível virarmos o sofá para a frente do rack, a não ser que o trocássemos por um modelo menor, viramos o rack para a frente do sofá, pois, além de mais confortável para assistir TV, otimiza o espaço útil da sala. Mas e as tomadas? E se a outra parede não tiver tomada?! Vou ter que quebrar a parede?

Para tudo na vida há uma solução. Existem as Eletrofitas, que são ótimas soluções quando queremos mudar uma tomada daqui para ali sem quebradeira nenhuma. E ainda podemos encontrar tutoriais no Youtube que nos ajudam a entender melhor como funcionam!

sala-03

O armário suspenso sobre a TV é um ótimo lugar para guardar coisas, principalmente aquelas coisinhas que devem ficar longe das crianças.

O uso da persiana é essencial para esse layout, uma vez que a TV está de frente para a janela. Além disso, é mais fácil de abrir e fechar do que uma cortina atrás do sofá.

Os revisteiros dão uma descontração a mais no ambiente, além de serem super úteis! Uma diquinha: escadas dão ótimos revisteiros. 😉

sala-04

Vale lembrar dos pufes bem ali embaixo do aparador, que, além de servirem de apoio de pé para quem estiver na poltrona relaxando, servem de baú para guardar brinquedos ou algo que precise estar sempre à mão!

sala-05

Não podemos esquecer das almofadas e dos quadros nas paredes, que não só trazem aconchego para o ambiente, como alegria, descontração e personalidade! Afinal de contas, nós queremos que sua casa seja um lar, e não um ambiente frio e impecável.

Projeto: Limão n’água

  • Elaine Alves Cravero

    Olá, apesar de minha sala ser mais desafiadora que essa (rsrsrsr) são muito valiosas as dicas que encontro por aqui! E fico aberta a sugestões! Leia-se “pedido urgente de socorro!”… Parabéns!

    • Oi Elaine,

      Se quiser, pode entrar em contato conosco através do email: contato@limaonagua.com.br 🙂

      • Fátima Bessa

        Elaine,

        Eles fizeram seu projeto? Fiquei com vontade de ver.
        Fátima Bessa