CasaDecoraçãoSala

Ajuda: decorando uma sala sem muita interferência e quebra-quebra

Por 31 de Março de 2015 8 Comments

Até que enfim mais uma ajudinha para nossos leitores. Por aqui, a gente tenta, mas é muita gente! Então, tentamos não nos preocupar com os números e ajudamos uma pessoa de cada vez. Desta vez, a ajuda saiu para uma sala retangular, quase quadrada, que costuma ser uma sala bem chata de arrumar, dependendo das suas dimensões. A leitora dona desta sala, assim como quase 100% das pessoas, deseja colocar uma mesa de jantar e um sofá no ambiente. A nossa cabeça quebra daqui, quebra dali e chegamos a um resultado.

Como você perceberá nas fotos abaixo, a sala da nossa leitora está vazia. Ambiente vazio é uma tentação pra gente mudar tudo! No entanto, vamos fazer ao contrário e utilizar o espaço como está, sem quebrar, sem trocar. Portanto, para conseguir o resultado esperado, vamos trabalhar com tintas, móveis e truques de decoração. Mas vou confessar que fiquei com vontade de sugerir tirar uma parede aí.

Vamos, então, conhecer a sala.

1-sala - parede da janela

2- sala - parede que faz divisa com o corredor

3- sala - porta de entrada

4- sala - vista do corredor de acesso aos quartos

Já de cara a gente vê uma janela que vai ajudar muito na iluminação natural. No entanto, é super importante conseguir controlar a iluminação da sala, uma vez que ela também é uma sala de TV, pois uma sala de TV muito clara não é nada confortável. Persiana é uma ótima maneira de controlar essa claridade.

Agora, olhando a planta, vale dizer que aquela outra porta que você vê ali dá para a cozinha. Sendo assim, o lugar mais conveniente para a mesa de refeições é mais ou menos nessa região. Isso por questões de praticidade. Você anda menos com as coisas quentes na mão ou uma travessa muito pesada, por exemplo.

Com o lugar da mesa escolhido, encontrar lugar para sofá e a televisão não é segredo para ninguém. Vale lembrar que a mesa não deve ser muito grande para que não atrapalhe quem sentar no canto do sofá.

sala-planta

Uma dica bacana é usar e abusar de tapetes, se você não gosta muito do seu piso. Eles, além de esconder o piso, mesmo que não cubram toda sua extensão, desviam o olhar e deixam o ambiente muito mais aconchegante.

A escolha do tapete redondo deixa o ambiente mais descontraído e moderninho.

1-Sala-1

Aquela poltroninha no outro canto da sala, quando for conveniente, pode vir e se juntar à mesa, e você ganha mais um lugar.

2-Sala-1

Escolhemos trabalhar com uma paleta de cores mais neutras, deixando a parte colorida para pontos específicos. Essa escolha deixa o ambiente mais clean e moderno. No entanto, se você quiser mais cores, é só abusar nas almofadas, tapete e quadros na parede.

3-Sala-1

Eu acho que já falei isso aqui um milhão de vezes e vou sempre falar: as plantas são nossas melhores amigas para trazer vida para QUALQUER lugar. Elas dão o toque perfeito em qualquer decoração.

4-Sala-1

Os painéis de madeira dão personalidade e ajudam a dar aconchego ao ambiente. Aliás, outra coisa que traz personalidade para a sua casa são os quadros. Pode usar sem medo e sem regra. Que seja um pôster, uma foto que seja bacana ou alguma coisa que faça sentido para você, não importa. O importante é ficar a sua cara!

0-Sala-1

Se você quiser participar da nossa ajuda, precisa colaborar também. Não adianta você explicar que sua sala tem 2,80m x 3,90m, que existe uma escada do lado direito, uma janela do lado esquerdo… A gente precisa do DESENHO! Se você não tem a planta da sua casa, não há como ajudá-lo. Portanto, dê os seus pulos, procure, desenhe você mesmo ou peça para um amigo. Quanto mais informação você nos der, melhor vai ficar e maior a chance de você ser o escolhido. Além disso, também precisamos de foto, que são tão importantes quanto o desenho. Com as fotos em mãos, conhecemos o ambiente, os detalhes, descobrimos se ele é claro ou escuro, etc. Resumindo, sem planta e sem foto, sem ajuda, ok?!

  • Dayane

    Ajudinha??? Foi uma SUUUUUPER ajuda, na verdade.. Parabéns pelo bom gosto e excelente trabalho! Sou fã de carteirinha do site! Bjs

  • Myla

    Adorei o site e as maravilhosas dicas. Como faço para conseguir uma ajuda de vocês? Minha casa foi dividida, restou-me um cômodo que é uma sala de estar/jantar pequena, e um nicho que não sei o que fazer com ele – antes era um closet.

  • Ortiz De Ortiz

    Muiiiiiiiito obrigado por esse projeto. (:
    Minha sala é retangular, quase quadrada, com portas em todos os cantos. E a disposição desse projeto funcionou perfeitamente aqui, além de inspirar com ideias para a decoração.

    • Olá Ortiz!

      Ficamos felizes em ter ajudado!

  • Marcia

    Gostaria de ver mais ideias como essa por aqui! É bacana ver os micro ambientes (menos de 40m2), mas o que tem de montão são os aptos de 60 a 70 m2 que as vezes fica dificil arrumar! Minha sala é igual a essa, porém eu gostaria de uma cozinha integrada. Qual seria a ideia de quebrar essa e integrar?

  • Cristhiane Sousa

    Quero muito uma ideia de como montar uma sala e estar e jantar num espaço de 3,30 x 4,30>

Compartilhe com um amigo