Boas IdeiasDecoração

9 dicas para você fazer sua casa ficar mais aconchegante

Por 4 de maio de 2017 Sem comentários

Você já entrou em um ambiente e sentiu aquela sensação de acolhimento? Alguns deles fazem você querer se esparramar no sofá, relaxar e não querer sair nunca mais dali. Mas como conseguir isso dentro da sua própria casa? Separamos algumas dicas básicas que podem funcionar para um montão de gente, mas a ideia aqui é você reproduzir as que funcionem pra você. Os recursos são inúmeros. Deixar sua casa aconchegante nada mais é do que projetar a sua personalidade nos ambientes. Só em um ambiente com o qual nos identificamos permite ficarmos 100% relaxados.



1. Use mantas e cobertores

sala-com-mantas-e-almofadas




foto: Finn

Eu sei o que você pode estar pensando, moramos em um país tropical, em um calor infernal, mas o fato é que mantas e cobertores deixam sua casa com aquela carinha mais aconchegante sim. E quantas vezes você não quis desligar o ar-condicionado, seja da sala ou do quarto, e procurou algo para se cobrir, hein? Mantas e cobertores deixam, sim, o ambiente mais aconchegante.

quarto-cama-sóbria-com-manta

foto: Svensk Fastighetsförmedling

cantinho-escrivaninha-com-manta-e-almofadas

foto: Swedbank Fastighetsbyrå

2. Repense sua roupa de cama (almofadas, travesseiros, mantas, edredons!)

quarto-com-cama-linda-abajur

foto: Finn

Vocês já repararam que as camas que parecem mais aconchegantes são aquelas mais fofinhas e macias? Por mais que a idade tenha chegado para alguns e nossos colchões sejam firmes, podemos deixar nossa cama com cara de fofinha. Utilizem, sem medo, os edredons fofinhos, mantas, almofadas e travesseiros! Tudo arrumadinho e ao mesmo tempo bagunçadinho.

cama-muito-aconchegante

foto: Swedbank Fastighetsbyrå

cama-pequena-aconchegante

foto: Svensk Fastighetsförmedling

3. Almofadas nunca são demais

sala-com-quadros-tapetes-e-muitas-almofadas

foto: Mäklarringen

As almofadas podem fazer milagre por um ambiente! Elas com certeza merecem ter um papel de destaque quando o assunto é decoração, pois completam e dão vida a qualquer ambiente!

Quer uma dica legal? Sua sala é pequena e não há espaço para umas poltroninhas além do sofá? Jogue algumas almofadas em um canto. Algumas pessoas, principalmente as mais íntimas, vão direto nelas pra sentar no chão!

sala-rustica-com-almofadas

foto: Swedbank Fastighetsbyrå

cama-com-muitas-almofadas

foto: HusmanHagberg

4. Use objetos que complementem a iluminação como abajures ou luzes de natal

quarto-com-luzinhas

foto: Pinterest

Luminárias de apoio são ótimas opções para um ambiente mais intimista. Os abajures, por exemplo, proporcionam uma luz difusa que cria um clima super aconchegante! Ótimos para sala e cantinhos escuros. No quarto, eles são ótimos pra nos auxiliar na leitura notura. Vale ainda lembrar que, os abajures não precisam combinar entre si, podem ser diferentes, o que deixa o quarto mais moderno e divertido.

As luzes de natal são mais modernas e super versáteis, podendo ajudar na ambientação do quarto, home-office, sala e onde mais você quiser.

iluminação-com-abajures

foto: Kelley & Company Home Design

sala-abajur

foto: Domicileid




5. Reutilize fotos e relíquias de família na decoração

cantinho-com-objetos-variados

foto: Houzz

De móveis que foram da sua avó a objetos que estão na família há muito tempo, aqui vale qualquer coisa! Reutilizar os móveis de maneira inusitada não só deixa o seu ambiente bacana e personalizado, como você vai poder lembrar de alguém importante pra você todos os dias.

banheiro-com-penteadeira

foto: Panageries

quarto-com-cadeira-antiga

foto: Tom Stringer

6. Plantas e vasos também nunca são demais

quarto-casal-aconchegante-com-planta

foto: Henrik Nero

É sempre bom lembrar que plantas são ótimas alternativas para melhorar qualquer decoração. Seja no quarto, no banheiro, na sala ou na cozinha, em todos os ambientes, elas são super bem-vindas. Flores e folhagens trazem vida e cor para qualquer que seja o ambiente. Sem mencionar que as plantas ainda tem outras funções, pois podem ser ervas frescas para quem curte cozinhar e também melhoram significativamente a qualidade do ar da sua casa!

vaso-grande-sala

foto: Rikki Snyder Photography

banheiro-vaso-planta-jiboia

foto: Aye Design

7. Faça um cantinho de leitura

cantinho-de-leitura-com-estante

foto: Interior Solutions Design Group

Aqui a ideia é você fazer um cantinho de relaxamento, um cantinho seu, no qual passará horas do seu dia: um cantinho que te deixe mais feliz! Pode ser de leitura, um cantinho de meditação, até um cantinho de café. Escolhemos o da leitura por puro acaso. Não tem segredo nenhum aqui, a equação é simples: uma cadeira confortável, iluminação adequada e sua leitura preferida!

cantinho-de-leitura-colorido

foto: Houzz

cantinho-de-leitura-poltrona-linda

foto: Poppy Talk

8. Use quadros, arte, fotos ou o que mais você tiver disponível

sala-com-manta-almofada-e-quadro

foto: HusmanHagberg

A ideia aqui é decorar sua parede, e a maneira mais prática de fazer isso são com quadros, mas você pode usar tinta, tecido ou papel de parede. Vai da sua preferência.

Os quadros são uma maneira do dono imprimir parte de sua personalidade e suas preferências para quem quiser ver. Podem ser grandes ou pequenos, qualquer que seja o tamanho, deixam o seu espaço muito mais interessante.

sala-pequena-com-quadros

foto: HusmanHagberg

composição-simetrica

foto: Olson Lewis

9. Tapetes

sala-com-almofadas-tapete-puff

foto: Finn

Assim como as almofadas, os tapetes são ótimos complementos de decoração! Existem muitos modelos e materiais diferentes de confecção. Os tapetes sintéticos costumam ser mais práticos, mais fáceis de limpar e mais baratos. Podem ser usados em qualquer ambiente, respeitando, claro, o estilo e materiais apropriados para cada ambiente.

quarto-colorido-tapete-PB

foto: Echelon Custom Homes

sala-jantar-tapete-estampado-colorido

foto: Collected Interiors



Compartilhe com um amigo