CasaDecoração

5 erros comuns de proprietários de casas novas

Por 28 de Maio de 2015 Sem comentários

Então você comprou sua primeira casa? Meus parabéns! Agora, você, provavelmente, quer arrumá-la e deixá-la com a sua cara, do seu jeito, não é verdade? Separamos aqui algumas dicas para ajudá-lo a evitar algumas armadilhas comuns. Assim, vai conseguir deixar a sua casa agradável e com a sua cara sem muita dor de cabeça.

1º Erro: Insistir no layout anterior

1-planta-layout

foto: ConceptARK

Só porque certos ambientes foram feitos para quarto e outros para escritório, não quer dizer que você não possa inverter essa lógica. Esse layout funcionava para o dono anterior, o que não significa, necessariamente, que vai funcionar para você! É obvio que algumas coisas não podem ser trocadas de lugar sem uma mega obra, como a cozinha ou a suíte do casal, mas para os outros ambientes não há essa restrição. Você pode escolher ter um escritório bem iluminado pelo sol, ou colocar seus filhos em quartos um ao lado do outro, pode trocar a mesa de jantar com a sala de TV e etc. Essas mudanças dependem inteiramente da sua necessidade.

2º Erro: Ficar com medo de arriscar

2-sala-moderna-parede-preta

foto: Dawna Jones Design

Essa casa é sua agora! Com ela você poderá sonhar um pouco mais, sem as amarradas que você tinha quando alugava um imóvel. Essa é aquela casa que você sonhava em colocar um piso todo branco ou pintar uma parede com uma cor super diferente. Essa é a sua chance de fazer tudo o que você sempre quis. Portanto, não precisa ficar mais em território neutro. Agora é a hora de trabalhar pra colocar tudo do jeito que você gosta.

3º Erro: Apressar sua decoração

3-cantinho-mesinha-bacana

foto: jamesthomas

Sem ansiedade nessa hora. Você vai morar aqui por um bom tempo, certo? Então, não há a necessidade de sair correndo e fazendo tudo de uma vez. Essas coisas demandam tempo e dinheiro. Assim, a não ser que você tenha os dois de sobra, você pode sim ir com calma. É possível viver um tempo sem algumas coisas, não é mesmo? E encontrar a peça certa para aquele lugarzinho pode levar algum tempo. Muito melhor ter a coisa certa no lugar certo do que você sair comprando a primeira coisa que viu só pra estar lá pronto de uma vez!

4º Erro: Só se preocupar com o interior da casa

4-varanda-e-jardim-decorados

foto: Luita Trench

Metade da graça em se ter uma casa é ter espaço do lado de fora. E se metade da graça está da porta para fora, não dá pra esquecer o exterior, não é mesmo? Verões e primaveras foram feitos para serem aproveitados do lado de fora. Dessa maneira, faça uma forcinha para arrumar também o seu espaço externo. Garantimos que você não vai se arrepender.

5ª Erro: Ignorar pequenos problemas

5-apartamento-masculino-industrial

foto: HAO Design

Imprevistos acontecem e problemas também. É difícil encontra um imóvel que está 100% ok, pois todos têm um detalhe aqui outro acolá que demandam um pouco mais de atenção, principalmente se o imóvel for usado. Afinal de contas, tudo tem sua vida útil: nada dura pra sempre. O desafio é que pequenos problemas podem se tornar grandes em muito pouco tempo. Portanto, é mais inteligente (e mais barato) arrumá-los enquanto ainda são pequenos e domesticáveis.

Compartilhe com um amigo