Curiosidades

Ergonomia

Por 13 de maio de 2013 Sem comentários

Muita gente pode não saber o real significado da palavra ergonomia, mas tenho certeza que já sentiu na pele (ou nas costas, no pescoço) a falta dela. Entender um pouquinho sobre o assunto vai ajudar você a escolher os seus móveis adequadamente e melhorar consideravelmente sua qualidade de vida.

O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho, além de formas eficientes e seguras de desempenhá-lo. Ela trata da prevenção dos acidentes laborais, sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, cria métodos laborais, sistemas de retribuição de acordo com o rendimento e determina tempos de trabalho. O conceito de ergonomia se aplica à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho. As lesões por esforço repetitivo (LER) são um dos problemas físicos mais comuns que podem causar limitações ou mesmo incapacidade de trabalhar. Utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do trabalhador.

Para o nosso dia-a-dia trazemos a ergonomia ao uso dos nossos computadores, tablets e notebooks. Comprar uma cadeira inadequada ou uma mesa muito baixa para trabalhar pode custar muitos dias de fisioterapia.

A Vodafone Espanha colocou no seu canal no Youtube, três vídeos muito instrutivos, que ajudam você a prestar atenção à sua postura ao usar computadores e telefones celulares. Ela mostra soluções muito simples para você corrigir sua postura e acabar, ou evitar as dores nas costas e pescoço.

E aí, viu como uma simples almofadinha pode fazer toda diferença?

Compartilhe com um amigo