Ambientes PequenosCasa

Você moraria nesta casa de 15 metros quadrados?

Por 14 de Janeiro de 2014 10 Comments

Já vimos muitos projetos de casas pequenas por aqui, mas este, sem dúvida, é um dos melhores! A pequena casa mede 2,40m x 6,10m e foi construída sobre o leito de um trailer. O responsável por esse projeto, batizado de Tiny Project, é o designer Alek Lisefski, que construiu cada parte desta bela casinha. O aproveitamento de espaço é um dos mais inteligentes que já vimos.

A motivação por trás desta empreitada é a vontade que Alek tem de mostrar que é possível viver confortavelmente com muito menos do que achamos. Viver em uma casa pequena carrega muitas vantagens. Além de ser muito econômico, viver em um espaço tão pequeno te forçará a viver uma vida mais simples.

Sala

Esta pequena sala é simplesmente incrível. Há espaço para mesa da jantar/estudos, sofá, muitas prateleiras e mesa para que duas pessoas possam trabalhar confortavelmente, cada uma em seu computador.

Há dez janelas distribuídas pela casa, sendo que a maioria delas está na sala. Isso inunda o ambiente com luz natural, deixando a sala aconchegante e com a sensação de que é maior do que realmente é. Além disso, há muitos detalhes coloridos, que dão vida e alegria às cores de fundo, que são claras. Este é um truque que não cansamos de repetir por aqui.

apartamento-pequeno-sala-01

apartamento-pequeno-sala-02

apartamento-pequeno-sala-03

apartamento-pequeno-sala-04

apartamento-pequeno-sala-05

apartamento-pequeno-sala-06

apartamento-pequeno-sala-07

Quarto

Uma escada de madeira conduz os moradores da sala para o o quarto, que fica em uma espécie de mezanino. Explorar espaços para cima é sempre um bom jeito de aproveitar espaço.

O quarto possui elementos que o deixam extremamente aconchegante, como madeira, iluminação natural, tapete e, é claro, uma cama que parece ser muito fofinha.

O armário foi desenho para forçar os moradores a aprenderem a viver com menos. Segundo Alek, o pequeno armário ensina a vivermos de maneira sustentável: aprendemos o que é importante para nós e evitamos o consumo em excesso.

apartamento-pequeno-quarto-01

apartamento-pequeno-quarto-02

apartamento-pequeno-quarto-03

Cozinha

A pequena cozinha possui um fogão de duas bocas, pia, geladeira e muitas prateleiras. Vale, ainda, notar uma interessante solução para despensa, que já mostramos por aqui. Neste caso, a despensa fininha está ao lado do fogão.

apartamento-pequeno-cozinha-01

apartamento-pequeno-cozinha-02

apartamento-pequeno-cozinha-03

apartamento-pequeno-cozinha-04

apartamento-pequeno-cozinha-05

Banheiro

Que banheirinho mais simpático! O gás da cozinha não alimenta apenas o fogão mas também o sistema de aquecimento da casa. Assim, não é preciso se preocupar com um banho gelado.

apartamento-pequeno-banheiro-01

apartamento-pequeno-banheiro-02

apartamento-pequeno-banheiro-03

Exterior

apartamento-pequeno-exterior-01

apartamento-pequeno-exterior-02

E agora prefeitura? Como é que você vai cobrar IPTU disso (hihihi)?

fotos e projeto: Alek Lisefski

  • Nesta não: está meio bagunçadinha.
    Em outra melhor decorada sim.

  • Nesta não pois não gostei nada da decoração e está muito bagunçada.
    Em outra com a mesma metragem mas outra roupagem com certeza sim.

  • Cris

    Não vi bagunça nenhuma aí. Só não entendi a necessidade de se fazer uma casa tao pequena em um terreno grande.

    • Ana Átman

      Cris, essa casa é itinerante. Sobre rodas. Viu?

      • Cris

        haha, eu deveria ter percebido 🙂

  • Matheus

    Sobre o IPTU, com toda certeza, o governo da um jeito de cobrar esse IPTU. hahahahahahah =)

    • Ana Átman

      Matheus, isso não é um imóvel, então ele não se enquadra ao IPTU. É um móvel. Não é automóvel pq não anda por si, ele precisa ser rebocado, então como um reboque ele está sujeito às regras do IPVA. Embora ele não seja um veículo automotor, ele deve ser emplacado e ter licença pra rodar. Paga pedágio em separado (suponho), etc.

  • Ana Átman

    Seria de muita utilidade se viessem as plantas baixas dessas casinhas. E também o sistema hidrossanitário, que é bem específico. Aí, sim. Existem produtos específicos pra essas casas, tais como embalagens de mantimentos com ímãs, que grudam no teto. O que eu nunca vi foi uma lavadora de roupas. Deve ter, né?

    • Ana,

      Ali no post tem o link pro site original do responsável pelo projeto. Lá você encontra as plantas e algumas outras informações! 🙂

      http://tiny-project.com/

      • Ana Átman

        Obrigada. Vc é gentil. Vou Verificar.

Compartilhe com um amigo