ArquiteturaCasaDecoração

Um lindo sobrado com um programa residencial invertido

Por 18 de setembro de 2017 Sem comentários

Eu tenho um amigo que, desde que comprou seu terreno, fala que quer construir ali um “sobrado invertido”. Vocês tem que concordar que este é um desejo um tanto quanto peculiar, mas este projeto, dos paulistas do SuperLimão Studio, mostra que ele não está sozinho! Este sobrado estava deteriorado e era mal iluminado. O projeto de reforma da casa deveria adaptá-la às necessidades de seu futuro morador e, para isso, os arquitetos resolveram inverter a ordem usual de um programa de necessidades residencial, de modo que, no térreo, está a área privativa e, nos níveis superiores, a área social. Além disso, o partido foi definido para trazer amplitude à casa que era estreita, abrindo o seu interior para a rua e para o jardim na área posterior do terreno. Para aproveitar que o imóvel estava inserido em uma área arborizada e com vistas abertas ao horizonte, foram inseridos, no segundo nível, caixilhos que permitem a permeabilidade visual, entrada de luz natural e a presença das copas das árvores no ambiente fechado. E o resultado desse peculiar projeto de reforma não deixa absolutamente nada a desejar. É lindo de morrer!

1-fachada-sobrado-com-elemento-vazado

O portão principal, que dá para a rua, pode ser aberto de dois jeitos, apenas para pedestres ou para uma motocicleta, uma vez que a entrada original da casa foi transformada em uma pequena garagem. Ao lado deste ambiente, está a área privativa que consiste em dormitório, closet e banheiro. O elemento vazado na fachada, em conjunto com a abertura zenital criada entre o quarto e o banheiro, onde há um pequeno jardim, permite não só a entrada de luz natural, mas também a ventilação cruzada.

2-parede-tijolinho-rustico-na-cozinha

A sala e a cozinha ficam no pavimento superior, onde também há uma varandinha, feita em piso de metálico a fim de permitir a passagem de luz ao nível inferior (banheiro) e que possui uma micro lavanderia, que funciona como um armário e pode ser completamente fechada.

3-sala-com-parede-de-tijolinho

4-sala-com-parede-de-tijolinho

5-escada-madeira-tijolinho-rustico

6-entrada-elementos-vazados

7-suite-com-banheiro-incrivel

8-plantinhas-no-banheiro

9-bancada-banheiro-todo-branco

10-sala-com-quadros-e-almofadas-coloridas

11-quadro-colorido

12-salas-intergradas-parede-de-tijolinho

13-cozinha-americana-e-porta-que-esconde-a-lavanderia

14-cozinha-americana-sala-de-tv

15-varandinha-da-sala

O telhado foi retirado e foi feita uma cobertura com painel Wall, que foi impermeabilizada, recebeu um novo contrapiso e está apoiada por uma nova estrutura. Este espaço agora funciona como um terraço, criando um espaço de estar ao ar livre que antes não existia.

16-cobertura-com-plantas-vista-linda

17-lavabo-debaixo-da-escada

18-plantas-sobrado-com-terraço

fotos: SuperLimão – fotógrafa: Maíra Acayaba

Compartilhe com um amigo