Ambientes PequenosCasa

Minim House, uma casa compacta e com boas soluções para aproveitar espaço

Por 19 de novembro de 2015 Sem comentários

A Minim House é um chalézinho ultra compacto com um monte de soluções legais e inovadoras para os móveis. Os responsáveis pelo projeto são os arquitetos do escritório Foundry Architects e do Minim Homes. Ela foi construída para ser eficiente em todos os sentidos da palavra: a planta faz um ótimo proveito do pequeno espaço, os materiais foram escolhidos de modo a utilizar os recursos de maneira eficiente e foi projetada sempre buscando simplificar o processo construtivo. A Minim House segue uma tendência conhecida como “owner-builder”, algo que se traduz como dono-construtor, uma modelo para quem quiser se aventurar em montar a sua própria casa.

1- fachada-casinha-madeira

A fachada é moderna, com nenhuma reentrância ou guarnição, sem saliências e o telhado e as calhas estão escondidos. Os principais materiais de acabamento são ripas de cipreste não tratado e coberturas metálicas de carvão vegetal.

2- cozinha-e-sala-casinha-madeira

O look moderno e clean se repete no interior da casa com uma paleta de cores com muito branco, uma cozinha em aço inoxidável e o look minimalista dão o tom ao ambiente. Tirando o banheiro, a planta do espaço é aberta. A ausência de paredes e seu forro inclinado contribuem para a casa parecer maior que ela é (21,8m²).

3-quarto-e-sala-casinha-madeira

O sofá tem seus assentos removíveis, revelando espaços para guardar coisas. No tablado do mini escritório, há um armário de tamanho considerável. Do lado oposto ao sofá, há uma pequena estante para livros. A mesa pode levantar, abaixar e se mover para um dos quatro apoios fixos existentes no piso, ou seja, ela serve desde mesinha de centro, mesa de cozinha, escrivaninha, mesinha de cabeceira até mesa de jantar. Essa ideia foi inspirada em barcos-casa, onde esse sistema é bastante útil. Em uma casa convencional, esse sistema também é ótimo para dar mais flexibilidade ao ambiente.

4-quarto-e-sala-casinha-madeira

A cama debaixo do tablado é uma solução perfeita para se aproveitar melhor o espaço.

5- fachada-casinha-madeira

Buscando maximizar a área de bancada, o cooktop é embutido e coberto com uma tábua de cortar alimentos.

6- cozinha-casinha-madeira

7-quarto-e-sala-casinha-madeira

O banheiro funciona como um grande box, todo revestido em aço inox resistente à água. A cortina serve para proteger o aquecedor de água, logo acima da bacia sanitária.

8-banheiro-casinha-madeira

9- fachada-casinha-madeira

10-planta-casinha-madeira

Infelizmente, antes que alguém pergunte, elas ainda não estão à venda no Brasil.

fotos: Paul Burk

Compartilhe com um amigo