ArquiteturaCasaPessoas

A incrível Casa da Caixa Vermelha de Leo Romano

Por 28 de Março de 2014 Sem comentários

A Casa da Caixa Vermelha é uma residência privada projetada pelo arquiteto Leo Romano e fica em Goiânia, cidade onde fica seu escritório. Leo Romano é arquiteto, designer e artista plástico, e o projeto da Casa da Caixa Vermelha só vem reafirmar a ousadia e personalidade que o arquiteto põe em cada um de seus trabalhos.

Neste projeto, o arquiteto Leo Romano se viu com dois desafios nas mãos. O primeiro era projetar para um terreno com declive acentuado; o segundo era projetar a moradia de um amigo muito próximo que, também trabalhava com design e arquitetura e seria, portanto, muito mais criterioso e seletivo do que normalmente.

A casa conta com dois pavimentos, aproveitando, assim, o declive do terreno. No primeiro pavimento, sala e cozinha possuem uma generosa vista para a copa das árvores, todos integrados em um só ambiente. No pavimento inferior, está o quarto que dá acesso à piscina, que tem formato de caixa.

Casa da caixa vermelha

Casa da caixa vermelha-2

Casa da caixa vermelha-piscina

Casa da caixa vermelha-piscina-2

A casa possui pé-direito alto, por isso, ela fica na mesma altura que as copas das árvores presentes no terreno, o que ajuda para um clima bem mais fresco no seu interior, uma vez que Goiânia é uma cidade muito quente. O próprio morador foi o responsável pela decoração da residência, com objetos de acervo pessoal e familiar, além de objetos que são verdadeiras peças de arte do design.

Na sala, os livros estão disponíveis para serem consultados a qualquer momento, sobre mesas, espaços vazios e no chão mesmo. Um móvel em concreto, no living, pode, nos poucos dias frios que o inverno da região permite, ser acendido como lareira e, no resto do ano, serve como uma interessante estante de objetos e livros.

Casa da caixa vermelha-sala

Casa da caixa vermelha-sala-2

Casa da caixa vermelha-sala-3

Casa da caixa vermelha-cozinha

Casa da caixa vermelha-cozinha-2

fotos: Edgard César

Compartilhe com um amigo