Cozinha

Quanto custa equipar uma cozinha?

Por 26 de junho de 2014 3 Comments

Você se casou, vai se mudar para outra cidade ou simplesmente chegou a hora de ter um cantinho pra chamar de seu e quer saber o que será que é essencial em uma cozinha nova?

São muitos passos a dar e muitas decisões a serem tomadas, principalmente quando o assunto é mobiliar sua casa. Aliás, quando começamos a pensar em mobiliar uma casa, é preciso um certo cuidado e muito planejamento na hora de adquirir os móveis e eletrodomésticos. Não adianta nada sair pelas lojas comprando tudo de bonito que vemos pela frente. E por mais dinheiro que você tenha, o que não é o caso da maioria, é preciso pensar em cada espaço e verificar o tamanho exato de cada coisa. De que adianta um fogão de seis bocas se o seu espaço é para um de quatro?

O importante é não deixar os ambientes muito cheios de coisa. Isso dificulta na hora de limpar e deixa o seu ambiente muito poluído, principalmente se você não tem espaço de sobra.



Por isso resolvemos começar pelo cômodo mais essencial a sua sobrevivência: a cozinha. Isso mesmo, a cozinha. Para realizar as contas e entender os investimentos necessários para equipar uma cozinha, vamos assumir o seguinte perfil: um casal que trabalha fora o dia todo, que utiliza a cozinha, na maioria dos dias, somente pela manhã e pela noite.

A seguir, selecionamos algumas cozinhas que projetamos para o blog. São espaços um pouco menores, sem muitas extravagâncias. Assim, dá para ter uma boa noção das coisas que estão geralmente presentes em uma cozinha comum.

Cozinha 1

cozinha 1 - coifa, cooktop, geladeira




Cozinha 2

cozinha 2 - coifa, fogão, geladeira, micro-ondas

Cozinha 3

cozinha 3 - fogão, micro-ondas

cozinha 3.1 - geladeira, micro-ondas, liquidificador

Cozinha 4

cozinha 4 - geladeira, micro-ondas, coifa, fogão

Cozinha 5

cozinha 5 - depurador, micro-ondas, fogão, geladeira duplex

Cozinha 6

cozinha 6 - depurador, frigobar, fogão

Parece um pouco óbvio, mas precisamos, basicamente, de um lugar para cozinhar(fogão ou cooktop) e um para armazenar comida (geladeira ou frigobar). Esses são os itens de primeira necessidade! Em seguida, vêm os facilitadores, como o microondas, a coifa ou depurador de ar, que também são essenciais, mas se precisar, a gente consegue se virar sem eles. Finalmente, temos aqueles eletrodomésticos que usamos uma vez ou outra, mas que é sempre bom ter à mão, como a batedeira e o liquidificador.

Sabemos que essa lista pode ser realmente extensa, principalmente se começarmos a pensar na máquina de suco, máquina de pão, fritadeira elétrica e etc. Para ser sucinta, nessa lista, eu acrescentaria, além da batedeira e do liquidificador, a cafeteira, o processador e a sanduicheira/grill.

Sabendo disso, separamos nossos itens mais populares, coletados a partir das nossas cozinhas e fomos cotar em 3 lojas diferentes para termos noção se o preço desses itens variam muito ou não. São eles:

1. Fogão 4 bocas
2. Geladeira Duplex
3. Micro-ondas
4. Coifa de 60cm para fogão de 4 bocas
5. Batedeira
6. Liquidificador
7. Cafeteira
8. Processador
9. Grill

eletrodomésticos

As lojas onde cotamos os preços são:

1. Lojas Americanas
2. Magazine Luiza
3. Casas Bahia

Escolhemos essas lojas por terem uma abrangência nacional. Os produtos e marcas foram escolhidos com base no que nós compraríamos, levando em consideração o preço e o design do produto. Vale lembrar que nem sempre fomos no item mais barato da loja, mas no que entendemos ser o melhor custo-benefício.

tabela preços

Vale lembrar que esses preços foram cotados em maio de 2014 e que muitos desses produtos têm frete grátis, contudo, os mais baratos costumam não ter.

Portanto, com os preços base de maio de 2014, você gastaria algo por volta de R$ 4.000,00 para equipar uma cozinha básica, sem muito luxo. É claro que esse custo pode variar de acordo com a região do país que você mora, com os produtos e marcas que você escolher e do seu poder de barganha com o vendedor!



  • Adorei o post pessoal! Ajuda e muito na hora de equipar o apto/casa! Obrigado!

  • Eve

    Gostei muito desse post! Deveriam fazer um com cada comodo da casa

  • Assarury

    Concordo com (EVE) que deva fazer com todos os cômodos da casa. Isto facilitaria para nos marinheiros de primeira viagem.

Compartilhe com um amigo