Cozinha

Medidas essenciais para ajudar no layout da cozinha

Por 1 de março de 2017 Sem comentários

O cuidado para projetar uma cozinha é quase uma arte. O espaço precisa ser funcional acima de tudo, mas também agradável. Às vezes, é tanto detalhe e tanta medida que a gente precisa recorrer aos livros ou ao Google pra lembrar de todos esses números. Vale lembrar que cada caso é um caso. Em algumas cozinhas, por exemplo, precisamos trabalhar com medidas menores e adaptadas, ao contrário de outras maiores. Então, aqui vão algumas medidas padrão para ajudar quem está (ou está querendo) reformar a cozinha!

Cozinha planta-medidas

1. Espaço para circulação

Se a sua cozinha é do tipo corredor, aquelas onde a bancada fica só de um lado, ela precisa de pelo menos 80cm livres para circulação. Já as cozinhas com bancadas dos dois lados precisam de pelo menos 100cm. O ideal é que sejam 120cm, ainda mais quando há mais que uma pessoa no mesmo espaço, como, por exemplo, quando uma pessoa estiver cozinhando e a outra lavando louça.

2. Bancada e armários

A largura da bancada onde está a pia deve ter entre 50cm e 60cm. O ideal é 60cm. Quando tiver apenas 50cm, os armários superiores devem ter 30cm de profundidade, no máximo. A regra é que os armários suspensos acima de bancadas de trabalho sejam de 15cm a 20cm menores do que a profundidade da bancada. Além disso, devem estar ao menos60 cm de distância acima da bancada.

Cozinha corte-2-medidas

3. Altura de mesas e cadeiras

Uma mesa ou bancada para refeições baixa, para você usar com cadeiras, deve ter por volta de 75cm-78cm de altura. Agora, se você for usar banquetas altas, você precisa aumentar a altura da bancada para 110cm. Para ambos os casos, vale lembrar que o espaço entre o assento e o tampo da sua bancada deve ter entre 25cm e 30cm.

4. Posição do pendente em relação à mesa

Se você for usar um pendente acima da mesa ou bancada, este deve ter de 80cm a 90cm de distância da superfície da bancada, para que não incomode ou ofusque sua vista.

Cozinha corte-medidas

5. Altura da bancada de trabalho

5) A altura da bancada de trabalho, onde está a pia ou o fogão, deve ter entre 85cm e 95cm, mas isso depende um pouco da altura da pessoa que trabalha na cozinha. Pessoas mais baixinhas precisam de bancadas de trabalho com 80cm de altura. Contudo, na maioria das vezes, algo entre 85cm e 90cm é o que vai se ajustar melhor.

Cozinha1

Cozinha2

Compartilhe com um amigo