ApartamentoCasaCozinha

Como decorar a cozinha

Por 7 de Maio de 2013 5 Comments

E aí, está procurando algumas dicas para decorar sua cozinha? Hoje, vamos mostrar alguns conceitos que podem ser muito úteis na hora de projetar e organizar esse ambiente.

Há muito tempo, os projetos de cozinhas giram em torno da noção de “triângulo de trabalho”. Mas o que é isso afinal? Trace linhas imaginárias ligando os três pontos principais da sua cozinha, fogão, geladeira e pia. O ideal é que as linhas formem um triângulo. O triângulo de trabalho estabelece a distância ideal entre os pontos, de modo a garantir a máxima eficiência e conforto para quem estiver trabalhando na cozinha. Uma das regras básicas é que a distância total entre a pia, geladeira e fogão não exceda 6 metros.

A imagem a seguir exemplifica de uma maneira mais fácil de entender:

triangulo-cozinha-01

Isso não é uma regra de ouro, mas realmente facilita e deixa o ambiente mais confortável para quem for cozinhar. Além disso, sabemos que o conceito não pode ser aplicado em qualquer cozinha.

A pia deve ficar entre o fogão e a geladeira, pois, assim, os usuários terão acesso à geladeira sem ter que passar pelo fogão. Ninguém atrapalha ninguém e o calor do seu fogão não vai interferir no funcionamento do seu refrigerador. A aplicação do triângulo de trabalho cria numerosas possibilidades para o arranjo da cozinha. Porém, quanto menor a cozinha, mais difícil aplicar essa regra.

Vamos dar uma olhada, então, em alguns de nossos exemplos com essa configuração.

cozinha-2a

cozinha-2b-thumb cozinha-2c-thumb

Na maioria das vezes, não podemos mudar a configuração de nossas cozinhas, a não ser que a reformemos, sob a supervisão de profissionais do ramo. O ponto de gás ou o de água, a tomada da geladeira e a pia são fixos e por isso não temos muita flexibilidade. Para ajudar na decoração de nossas cozinhas, temos que recorrer aos objetos “soltos” ou a troca de revestimento.

É bom certificar-se de que o piso e o tampo escolhidos serão fáceis de limpar e de que sejam impermeáveis. É importante que o tampo da pia seja de algum material que não absorva muito, pois pode vir a manchar. Normalmente os mármores, principalmente os mais claros, absorvem bastante.

cozinha-5a

cozinha-5b-thumb cozinha-5c-thumb

Como poucos de nós vivemos com o triângulo dentro de nossas cozinhas, ainda há a opção da “cozinha corredor”, que, ao invés de formar um triângulo quando ligamos os pontos, forma uma linha reta. Essa configuração é muito comum em apartamentos, onde normalmente temos cozinhas menores ou até cozinhas americanas. A imagem a seguir exemplifica o conceito:

cozinha-sketch-thumb-03 cozinha-sketch-thumb-04

O cuidado básico nesse tipo de configuração é a distância entre o fogão e a geladeira. Quanto mais distante melhor, para preservar o bom funcionamento de ambos. E aí, basicamente, o resto que vier e que a gente conseguir colocar nesse tipo de configuração é lucro.

cozinha-3a-thumb cozinha-3b-thumb

Para quem não tem copa, nem sala de jantar, e pretende fazer a maioria das refeições na cozinha, é preciso pensar em uma mesa ou uma bancada. Para quem não tem espaço, uma bancadinha que recolhe, quando não estiver sendo usada, é ideal. Lembre-se que essa bancada ou mesa pode servir de apoio para o preparo de alimentos. Portanto, utilizar uma superfície fácil de limpar vai ser uma mão na roda.

cozinha-1a-thumb cozinha-1b-thumb

Nas cozinhas americanas e nas cozinhas sem janela, a coifa ou um bom depurador de ar são itens muito importantes! Quase tão importantes quanto o fogão ou a geladeira. Ficar com a casa inteira cheirando a comida é muito desnecessário, não é?

cozinha-06

Depois disso tudo, vale lembrar que se você não tem armários de sobra e espaço, poupe seu rico dinheirinho e evite comprar vários faqueiros, um monte de jogos de louças, 2 panelas de pressão, eletrodomésticos grandes, etc. Aprenda a viver com menos, afinal de contas já vimos muitas vezes aqui que o menos é mais!

cozinha-4

E sua cozinha? Tem solução?

Projetos por Limão n’água

  • Graziela Borghi

    Olá, visito sempre o site e gosto muito do conteúdo. Gostaria de saber qual programa você utiliza para fazer os projetos. Sou aluna de Engenharia Civil e me interesso muito conhecer um pouco de decoração e aproveitamento de espaços. Agradeço.

    • Limão n’água

      Oi, Graziela, respondendo a sua pergunta eu uso o Google SketchUp para a modelagem das maquetes e o Artlantis Studio para a renderização. O Photoshop dá um toque final.
      Um abraço!

  • obrigada pela dica estava em dúvida onde olecar a janela e os pontos de água e esgotos para a pia

  • Monique

    Onde encontrar esses nichos de rodinhas para colocar embaixo da pia?

    • Bruno

      Oi, qualquer marcenaria pode estar fazendo esse móvel. Só levar a altura e medidas da pedra.

Compartilhe com um amigo