ArquiteturaCasaInspirações

A casa perfeita para você que é fotógrafo

Por 5 de setembro de 2017 Sem comentários

Trabalhar em casa tem se tornado o sonho de muita gente por aí. No entanto, isso exige muita disciplina e força de vontade, afinal de contas, se distrair em casa e começar a fazer outra coisa é muito mais fácil do que em ambiente de trabalho. Contudo, isso deu muito certo para um fotógrafo japonês, mas sem antes planejar muito. Neste ano, o pessoal do escritório FORM/Kouichi Kimura Architects completou a construção que serve de casa, estúdio fotográfico e galeria para exposição de fotos. A casa está situada em uma estrada que atravessa a zona rural. A fachada é o que eu mais gostei neste projeto inteiro, feita em alvenaria e revestida, em parte, com chapas de aço galvanizado. Ela garante máxima privacidade para a fachada frontal, que dá para rua, mas em suas outras fachadas há aberturas em alguns pontos chave, deixando seu interior iluminado e bem amplo. O layout é bem simples, mas não é tão simples e linear quanto seu exterior, uma vez que os ambientes da casa e do estúdio se justapõem tirando um pouco da simplicidade esperada.

1-fachada-modena-casa-japonesa

Ao invés de dividirem os espaços por funções casa/trabalho, os arquitetos e o cliente concordaram em uma organização mais casual que põe os espaços de trabalho junto da área social da casa. Um mix de concreto e madeira definem a decoração de quase todos os ambientes, deixando-os muito modernos e aconchegantes. O mobiliário tem um quê de vintage e as fotos nas paredes são de autoria do próprio cliente. Alguns espaços foram intencionalmente mantidos mais vazios, para enfatizar detalhes arquitetônicos.

2-fachada-modena-casa-japonesa

O edifício tem o intuito de ser “vivo e dinâmico” com proporção e escala que lhe permita servir como um estúdio de fotografia. Possui espaços com muita luz natural, assim como espaços com luzes totalmente controladas.

3-fachada-modena-casa-japonesa

4-entrada-casa-moderna

5-entrada-casa-moderna

6-entrada-casa-moderna

7-entrada-circulação-minimalista

8-sala-minimalista-casa-de-fotógrafo

9-sala-minimalista-casa-de-fotógrafo

10-sala-minimalista-casa-de-fotógrafo

11-escada-cimento-queimado

12-casa-estúdio-fotográfico-chão-cimento-queimado

13-casa-estúdio-fotográfico-iluminação-natural

14-casa-estúdio-fotográfico-chão-cimento-queimado

15-casa-estúdio-fotográfico-chão-cimento-queimado

16-circulação-com-painel-lindo

17-circulação-com-painel-lindo

18-ambiente-minimalista-piso-madeira

19-home-office-todo-em-madeira

20-bancada-e-mesa

21-estudio-fotografia-em-casa

22-espaço-multi-uso

23-espaço-multi-uso

imagens: FORM/Kouichi Kimura Architects – fotógrafos: Yoshihiro Asada e Norihito Yamauchi

Compartilhe com um amigo