ArquiteturaCasaLuxo

Casa de campo moderna de tirar o fôlego!

Por 21 de março de 2014 Um comentário

Pare por um segundo e imagine uma casa de campo… Agora imagine uma casa de campo de tirar o folego. Não sei até onde a sua imaginação chegou, mas já adianto dizendo que a minha imaginação não chegou perto desse projeto de duas arquitetas brasileiras, a Ana Cristina Faria e a Maria Flávia Melo.

Localizada na região de Macacos, no distrito de São Sebastião das Águas Claras, próximo a Belo Horizonte, em Minas Gerais, esta casa foi idealizada pelos proprietários para ser, além de refúgio de fim de semana, um ponto de encontro e lazer para família e amigos. Tirando proveito do terreno privilegiado onde está a casa, as arquitetas Ana Cristina Faria e Maria Flávia Melo potencializaram as características naturais do local. Foi adotada uma implantação voltada para a as montanhas e matas locais, aproveitando ao máximo a bela vista.



casa de campo moderna-1




casa de campo moderna-2

casa de campo moderna-3

Foi criada uma ambiência acolhedora e, ao mesmo tempo, rústica, pensado para uma casa contemporânea e funcional. Foi proposto, também, o uso da madeira maciça em todo o sistema estrutural e aparente das construções, bem como nos batentes de portas e janelas, escadas e outros detalhes menores como prateleiras, bancadas, móveis principais e armários. Nessa estrutura em madeira, por exemplo, não são encontrados parafusos ou ferragens aparentes: todo o sistema é feito através de encaixes, entalhes e chapas internas, seguindo a tradição construtiva das antigas fazendas do interior do Brasil.

casa de campo moderna-4

casa de campo moderna-5

casa de campo moderna-6

casa de campo moderna-7

casa de campo moderna-8

casa de campo moderna-9

Por ser uma casa que é usada aos fins-de-semana, a área de lazer foi pensada como a atração principal do imóvel.

casa de campo moderna-10

casa de campo moderna-11

casa de campo moderna-12

casa de campo moderna-13

casa de campo moderna-14

Todos os demais detalhes e materiais de acabamento e revestimento foram pensados visando dosar acolhimento e praticidade, sem perder o toque de modernidade. Assim, a madeira é usada como forro em todos os ambientes, inclusive nas varandas, e também no piso dos quartos e ambientes de permanência, como sala de TV e mezanino. Nas área da cozinha e espaço gourmet, grandes placas de granito preto foram a opção, considerando sua resistência e facilidade de limpeza. Nos banheiros, o piso utilizado foi o ladrilho hidráulico. Nas paredes das áreas molhadas há a mistura de pastilhas de vidro e placas de laminado, caracterizando a mistura do contemporâneo com o rústico. Nas grandes áreas de convívio e lazer, interna e externas foram utilizados no piso placas de concreto atérmico antiderrapante, rústicas, porém contemporâneas.

casa de campo moderna-15

casa de campo moderna-16

casa de campo moderna-17

casa de campo moderna-18

projeto por Ana Cristina Faria e Maria Flávia Melo
fotos: Gustavo Xavier



  • Maíra Souza

    Acho linda essas casas com paredes de vidro. Mas acho que não teria coragem de morar em uma assim. Não sinto que há privacidade e fica tudo muito à mostra. Mas são lindas!

Compartilhe com um amigo