ArquiteturaCasaLuxo

Casa contêiner de cair o queixo

Por 24 de Abril de 2015 Um comentário

Ano passado uma nova e super diferente construção foi inserida na linda paisagem do campo irlandesa. A residência foi desenhada pelo escritório Patrick Bradley Architects, que opera em todo o Reino Unido e na Irlanda, com designs arrojados e surpreendentes como a casa que veremos a seguir.

1-casa-conteiner-chique-diferente

Os arquitetos encararam o projeto de maneira diferente para a área em questão, criando a primeira construção (moderna) de contêiner do norte da Irlanda. No total, foram utilizados quatro contêineres para dar vida ao design que podemos ver nas imagens. A residência é revestida externamente com uma folha de metal de acabamento escuro para a parte superior, e folhas de aço Corten previamente enferrujadas. Este tipo de aço é muito utilizado na construção civil e apresenta, em média, três vezes mais resistência à corrosão do que o aço comum.

2-casa-conteiner-chique-diferente

Os contêineres foram isolados e impermeabilizados a fim de evitar ferrugens posteriores. A estrutura se comporta como uma escultura e entra em perfeita harmonia com a paisagem ao redor. A edificação complementa formas e cores encontradas na paisagem local.

3-casa-conteiner-chique-diferente

O desejo era criar uma atmosfera completamente diferente em cada um dos andares da casa container. O layout tira vantagem da vista ao redor, como da floresta, do rio e das montanhas distantes. Existem duas portas de entrada, uma laranja, no nível inferior, e a da entrada principal, no nível superior.

10-casa-conteiner-chique-diferente

4-casa-conteiner-chique-diferente

5-casa-conteiner-sala-moderna-sofá-verde

No piso superior está a cozinha em uma planta livre, onde também se encontram a sala de jantar e de estar. Existem duas varandas e uma porta escondida, que dá para um dos três quartos existentes.

5-casa-conteiner-cozinha-americana-preta

A cozinha é simples e compacta, aberta para as salas de jantar e de estar. O acabamento preto e brilhante de seus armários dão um ar de modernidade ao ambiente, sem ser óbvio.

6-casa-conteiner-sala-escada-chapa-metal

Entre a cozinha e a sala de jantar encontramos uma simpática e moderna escada metálica que oferece acesso ao andar inferior. Uma grande janela de vidro mostra parte do exterior da casa, ajudando na iluminação natural.

7-casa-conteiner-banheiro-com-banheira-fantastica

O piso inferior abriga os dois quartos restantes, um banheiro com uma banheira com um design incrível e um depósito. Na suíte principal, que fica na área mais isolada e tranquila da casa, o espaço do chuveiro é completamente aberto.

8-casa-conteiner-chique-diferente

Casas feitas de contêineres estão ficando cada vez mais populares em todo o mundo. Elas têm inúmeras vantagens: são duráveis, empilháveis, amigas da natureza e possuem um custo relativamente pequeno, dependendo do tamanho e qualidade do contêiner adquirido. São muito versáteis e, com alguma criatividade, ganham inúmeras funções além da residencial.

No entanto, como era de se esperar, tudo que é muito legal tem suas ressalvas. Primeiro de tudo, os contêineres normalmente precisam de algum revestimento ou tratamento para se tornarem habitáveis, pois são muito pouco isolantes. Além disso, uma série de contêineres estão deteriorados, propensos a oxidação e outros problemas. Dado que eles não são destinados para a habitação humana, podem conter substâncias nocivas, como tintas e solventes. Assim, sem o devido cuidado, você pode se expor a esse tipo de material, que é perigoso no longo prazo. Como o uso de contêineres para a construção de casas e outras estruturas é um conceito relativamente novo, conseguir licenças de construção para esses projetos pode ser difícil, sem contar mão de obra especializada.

9-casa-conteiner-chique-diferente

Contudo, não há como negar que são casas lindas, únicas e que os pontos desfavoráveis podem ser contornados com certa experiência e jogo de cintura.

fotos: Patrick Bradley Architects

  • Nathalia

    Essa casa é muito linda. Ultimamente vejo muitos contêineres serem utilizados para fabricação de casas, acho isso um máximo, além de ter aquele charme único é muito bom para a natureza, pena que como é algo novo fica caro aqui no Brasil.

Compartilhe com um amigo