ApartamentoCasaSala

Ajuda para uma sala quadrada

Por 7 de fevereiro de 2013 4 Comments

Há alguns dias, uma leitora entrou em contato comigo solicitando uma ajuda com a sala quadrada dela. Ela me mandou algumas fotos do ambiente e me explicou algumas coisas. Logo que ela mandou as medidas da sala, 5,60m x 4,85m, vi que a sala não era tão quadrada assim. De qualquer forma, esse post será complementar ao post anterior sobre como decorar a sua sala quadrada.

Vamos começar com algumas das fotos que ela  mandou.

sala-quadrada-01

sala-quadrada-02

A sala dela tem muitos pontos positivos e alguns outros pontos que podem complicar um pouco a situação. A sala é grande, espaçosa e muito bem iluminada com essa janelona! Mas ela precisa de um pouco de atenção e unidade. Unidade no sentido de que os objetos tenham uma interação, conversem entre si, mas sem cair no óbvio. Ela está um pouco vazia e cuidados com a proporção e com tamanho de móveis e objetos também são muito importantes.

Vamos agora para o que considero ser o real problema da sala da leitora.

Em um post anterior, o desenho a seguir foi publicado. Ele explica que, apesar do tamanho de uma sala, a área útil é sempre menor, pois devemos levar em consideração a circulação.

sala-quadrada-03

A circulação da sala dela é um pouco diferente. Fica assim:

sala-quadrada-04

Viram o problema? São duas salas triangulares. À primeira vista há duas soluções: a primeira é ver se dá para ocupar os dois triângulos de maneira inteligente e funcional; a segunda é forçar a circulação de outra maneira. Adotamos a segunda opção, pois, para os móveis que ela já tinha e para os usos que ela precisava – sala de tv e sala de jantar -, acabou sendo mais pertinente.

sala-quadrada-05

A tv dela deveria sair do lado da porta de entrada e passar para um lugar que não fosse de circulação. A solução, então, foi mudá-la de parede, o que já ajuda a criar outra circulação para a sala. E o móvel atrás do sofá, que já apareceu aqui incansáveis vezes, continua sendo uma boa opção para quando o sofá não está encostado na parede. Sugeri, também, uma atualização do rack da tv e do pé da mesa.

sala-quadrada-06

O sofá dela é muito bonito, apesar de ser um pouquinho grande para o ambiente. Mas no final das contas, ele funcionou muito bem! O trabalho do gesso no teto foi minimizado, sem mudar muito a estrutura da iluminação e como ela funciona atualmente.

Percebam, ainda, o tapete no chão. Como um bom tapete faz diferença, não? Pode ser até mais chato de limpar, mas dá uma aconchegada na sala e delimita espaço: uma alternativa super viável pra todo mundo! Foram colocados dois tapetes, um por cima do outro, para dar uma ar mais moderninho, mas isso não é obrigação nenhuma. Esse assunto será tratado mais pra frente, aqui no blog.

Pelo email enviado pela leitora, concluí que ela gosta muito de fotografias. Nesse caso, então, uma composição de fotos na parede pode ser uma solução bem bacana.

sala-quadrada-07

Escolher uma cor como marrom, cinza, cáqui e até um vermelho bem fechado não tem muito erro. Essas cores trazem vida ao ambiente e combinam super bem com quase tudo.

Um detalhe que que deve ser observado, quando você tem um quadro e ele está muito pequeno na sua parede – bom senso e proporção são tudo nessa vida -, tente aumentar a moldura. Você também pode colocar uma segunda moldura em volta da existente. Procure destacar com uma cor diferente, pois isso melhora a proporção e dá a impressão de um quadro maior.

Espero que ajude mais gente também.

  • Diego Oliveira

    Muito boa essa solução. Eu tenho uma sala idêntica, mas ainda está em fase de construção. Você adaptou a circulação para aproveitar os móveis dessa pessoa. No meu caso, como eu poderia aproveitar aquelas duas salas (os 2 triângulos) de forma inteligente?

    • Ah Diego… isso depende muito dos móveis que você vai escolher e do uso que você vai dar para a sala… Não há apenas uma forma inteligente, as opções são infinitas!

      • Diego Oliveira

        Ok. Então vou refazer a minha pergunta. Como eu poderia modificar esse layout utilizando os mesmos estilos de móveis? Tipo: mudar a posição do sofá, para que ele não fique bem na entrada.

  • Luciana Matheus

    E quando vc tem três portas para a sala. Assim: entrada /quarto/ e corredor? Não sobra espaço pra nada. O que fazer?

Compartilhe com um amigo