CasaMobiliário

5 coisas a se considerar na hora de comprar um sofá

Por 25 de outubro de 2012 3 Comments

Existem vários pontos a serem levados em consideração na hora de comprar um sofá, muito mais importantes do que só a cor e o tecido de revestimento, principalmente se você não tem espaço de sobra. Esqueça todas as frescuras. Esses são os pontos que você deve realmente prestar atenção, quando for adquirir um novo sofá, para minimizar a chance de arrependimentos posteriores.

1 – Qual o tamanho da sua sala?

Essa parece ser uma consideração um tanto quanto óbvia, que pode ser deixada de lado facilmente frente a uma liquidação bombástica ou àquela sua amiga que está se mudando e está vendendo tudo a preço de banana. Antes das compras, anote as medidas e leve com você, afinal de contas, basta 1 centímetro para alguma coisa não caber em certo lugar!

2 – Quantas pessoas vão usar o sofá?

Não confunda as coisas. Não é porque oito pessoas usarão, normalmente, o sofá, que você deva comprar um sofá de oito lugares. Pense em um número razoável, que faça sentido para sua sala, pois você sempre pode combinar o sofá com poltronas ou pufes adjacentes. Procure deixar uma margem de segurança e considere algo um pouco menor do que planejou inicialmente, pois assim – com um pouco de folga – fica mais fácil aproveitar o espaço que você possui. E lembre-se que almofadas em um tapete fofinho no chão também são muito convidativas!

3 – Ele vai sempre ficar no mesmo lugar?

Salas pequenas normalmente não nos dão muita opção de onde colocar o sofá: o layout fica estático. No entanto, salas maiores nos dão layouts mais dinâmicos e o sofá pode se mudar daqui para ali, de lá pra cá. Quanto maior o sofá, ou os modelos em L, menores serão suas opções de onde posicioná-lo no espaço.

4 – Altura visual

Esse ponto é um pouco específico demais, mas pode arruinar um espaço. Quando você tem um espaço um pouco maior, uma das suas preocupações pode ser deixá-lo fluido, integrando os ambientes. Um sofá muito alto pode acabar com isso, pois pode bloquear a vista da televisão de quem está sentado na mesa de jantar, por exemplo. Mesmo que você tenha espaço para andar, um móvel que bloqueia a visão pode fazer um espaço parecer menor do que ele realmente é. Então, caso a sua intenção seja diminuir um pouco o espaço existente, já sabe o que fazer.

5 – Como você vai usá-lo?

Os sofás podem ser muito versáteis. Talvez você goste de assistir a vários filmes de uma vez e prefira que, quando se levantar, a marca de onde ficou sentado desapareça. Talvez você tenha crianças com canetinhas em suas mãozinhas. Quem sabe cachorros. Bom seria se o seu sofá sobrevivesse a isso tudo, não é? Esta é a hora de você considerar a firmeza de sua espuma, o material de revestimento e etc.

Mas a melhor dica é comprar o melhor dentro daquilo que cabe no seu bolso. Às vezes, o mais caro nem é o que você precisa.

Todas as fotos são do Apartment Therapy.

  • Marcello

    Faltou um item importante !
    6. Ele sobe no elevador ???
    (se não vc terá problemas…)

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      excelente!!!!!!!!!!!!!!

  • Bruna

    Outro item importante que faltou:

    7. Você tem um gato?

Compartilhe com um amigo