Ambientes PequenosBoas Ideias

Você moraria nesta casa de 9 metros quadrados?

Por 5 de novembro de 2013 4 Comments

Não cansamos de dizer por aqui as vantagens de morar em uma casa pequena. No entanto, qual é o limite para morar com pouco espaço confortavelmente? É difícil precisar, mas o projeto a seguir levanta claramente esta questão.

O gracioso projeto, batizado de NOMAD, trata-se de uma pequena casa modular com aproximadamente 9,3m². Todas as partes da casa podem ser embaladas e enviadas para qualquer lugar do mundo. Assim, pessoas ao redor de todo o planeta poderão comprar uma casa da mesma maneira que compram um armário ou uma estante. O processo de montagem é simples, segundo os criadores do projeto.

casa-nomade-01

A pequena casa tem como objetivo reduzir o consumismo desenfreado e também oferecer uma alternativa para indivíduos que não conseguem fazer dinheiro suficiente para comprar uma casa grande. Além disso, a casa vem equipada com painéis solares, coletores de água da chuva e centro de tratamento de água residual.

casa-nomade-02

casa-nomade-03

casa-nomade-04

casa-nomade-05

Neste limitado espaço há todos os cômodos básicos de uma casa: sala de estar, cozinha, banheiro e quarto. Embora o banheiro não apareça nas fotos 3D, ele está lá! Você conseguirá visualizá-lo na planta a seguir:

casa-nomade-07

tradução: Limão n’água

casa-nomade-06

tradução: Limão n’água

casa-nomade-08

A NOMAD, entretanto, é apenas um conceito que ainda não saiu do papel. O empreendedores por trás da ideia estão buscando fundos para financiar as próximas etapas do projeto: construção, teste de protótipo e infraestrutura para produção em massa.

O preço estimado para a casa é de US$25.000. Dados todos os custos de importação e etc, o preço pode ficar um pouco salgado para o brasileiro. No entanto, é algo bastante plausível para outros tantos países. Assim, se o projeto é de seu interesse, você pode ver mais detalhes e, quem sabe, até contribuir financeiramente em Indiegogo.

E aí, você moraria em uma casa deste tamanho?

Dica do fiel leitor Estêvão.

A questão do chuveiro

Após a publicação do artigo, recebemos muitas mensagens e comentários sobre a questão do chuveiro. Aparentemente não há lugar para um bom banho na casa, o que chamou a atenção de muita gente. Então, fomos atrás de informações, afinal de contas, não faria sentido os criadores do conceito terem pensado em todos os detalhes, menos no chuveiro, não é mesmo?

Na verdade, existe um chuveiro de mão opcional, que pode ser anexado à parede. Assim, o banheiro inteiro também funciona como box, um estilo muito comum em casas no Japão e Coréia do Sul, locais onde o metro quadrado é disputado a tapa.

O chuveiro faz uma aparição discreta, meio ao estilo ET Bilu, na apresentação a seguir:

chuveiro-NOMAD

Conclusão: o chuveiro existe.

  • Definitivamente sim.

  • camila

    sim adorei

  • Ana Átman

    O legal é que dá pra fazer cocô, tomar banho, fazer sauna, vomitar, desmaiar, escovar os dentes, tudo sem sair da privada. Esse banheiro é impraticável. Menor que de avião. Se eu ganhasse uma casinha assim, a usaria, mas tiraria a pia do banheiro. Ou deixaria assim e colocaria uma ducha no andar de cima, no local dos cabides. O espaço aberto na lateral da cama deveria ser também aproveitado. Essa casa é própria pra pessoas de até 70kg. e 1,60 de altura. Fora isso, é bonitinha. Usa, fecha e carrega na bolsa. hehe

    • Eduardo Lima

      Eu tenho essa casa como inspiração pra um projeto, digo, usaria boa parte mas faria umas adaptações. Sem dúvida melhoraria o banheiro, mas usar a privado e chuveiro no mesmo espaço me pareceu genial. Sim, fazer e cocô e tomar banho, perfeito.

Compartilhe com um amigo