E se cada telha da sua casa fosse uma placa solar? Conheça o futuro da energia para casas

21 de novembro de 2016 Boas Ideias, Luxo

Admita, as placas solares de hoje em dia, por mais modernas que sejam, acabam criando uma interrupção no visual da sua casa. E é nesse contexto que aparece um novo produto, criado pela Tesla. Trata-se de uma pequena telha que também capta energia solar. As placas (telhas) que compõem o telhado são feitas de um vidro texturizado e são integradas a células solares. Portanto, o telhado fica com um visual muito bacana, diferente do visual dos telhados comuns com as placas solares convencionais. Vistos do chão, são telhados normais, mas são completamente transparentes para o sol. As “telhas” são hidrograficamente impressas, o que faz cada uma ser única. Um telhado nunca será exatamente igual o outro, exatamente como são os telhados convencionais, não é mesmo?



1-telhado-tesla-solar




Em breve, a Tesla irá comercializar sua própria linha de painéis solares para combinar com seu sistema de armazenamento de energia, a Powerwall 2. O sistema vai permitir que a casa inteira funcione à energia solar. Tudo isso, é claro, sem comprometer a fachada da sua casa.

Haverá várias versões diferentes dos painéis solares: telha de vidro texturizada, ardósia, toscana e telha lisa de vidro mesmo. A empresa ainda diz que suas telhas de vidro são muito mais duráveis ​​do que as telha de telhados convencionais. Esse projeto foi todo desenvolvido em parceria com a SolarCity, empresa que a Tesla está tentando adquirir.

2-telhado-tesla-solar

A Powerwall 2 pode armazenar 14kWh de energia, com um consumo de energia contínua de 5kW e com picos de 7kW. A bateria possui garantia para ciclos de energia ilimitados por até 10 anos. Pode ser colocada no chão ou na parede, dentro ou fora de casa. Ela pode ser usada para deslocamento de carga ou armazenamento. Suas dimensões aproximadas são de 1150mm de altura, por 755mm de largura e 155mm de profundidade. Uma unidade de Powerwall 2 consegue alimentar uma casa de dois quartos por um dia inteiro.

3-powerwall

Quando esse sistema começará a ser comercializados? A data ainda não foi divulgada, muito menos quanto tudo isso irá custar, mas as Powerwalls vendidas atualmente custam por volta de US$5.500.

Contudo, ninguém melhor para falar e mostrar o sistema do que o CEO da Tesla, Sr. Elon Musk. Mesmo que você não entenda inglês, sugiro assistir ao vídeo para se maravilhar com o que a criatividade e a tecnologia podem fazer por nós.

A Tesla é sinônimo de inovação e foi fundada em 2003 pelos engenheiros Martin Eberhard e Marc Tarpenning, em San Carlos, Califórnia, e desde então vem nos surpreendendo a cada dia mais, não apenas com carros elétricos, mas também com fontes de energia limpa.



Compartilhe com um amigo