Boas IdeiasDIY

DIY – canteiro vertical

Por 13 de junho de 2014 Sem comentários

Buscando coisas legais para dividirmos aqui no blog com todo mundo, encontramos um DIY muito fofo. Não ocupa muito espaço e é ótimo para você que gosta de ter ervas sempre frescas na hora de cozinhar. Apesar das ervas serem bem úteis, nada impede de você usar flores ou até mesclar flores com ervas, para deixar tudo mais gostoso e colorido!

Vimos esse DIY no Sweet Bella Roos, um blog bem bonitinho com muitas ideias legais. Fala de tudo um pouco, desde dicas de beleza à receitas culinárias.



A imagem a seguir é bem auto-explicativa quanto à montagem do seu canteiro:

diy canteiro vertical-1




Você vai precisar de:

– um vaso de barro com 16 cm;
– um vaso de barro com 21 cm;
– um vaso de barro com 25 cm;
– um vaso de barro com 30 cm;
– um vaso de barro com 35 cm;
– um pratinho para o vaso maior;
– terra preta para os vasos;
– mudinhas de ervas ou flores;
– uma haste que servirá de guia para empilhar os vasos (pode ser um cabo de vassoura, um cano…)

Lembre-se de que você vai precisar de mudas suficientes para os 5 vasos, porém, só vai plantar na beira de cada vaso. A Emily, do Sweet Bella Roos, disse no post que usou apenas 1 saco de terra preta e ainda sobrou um pouquinho, contudo, eu não faço a mínima ideia de qual o peso do saco que ela comprou… Para a haste que prendia os vasos, ela usou uma haste de um cortineiro que ela tinha sobrando. Vale a pena checar a espessura da haste com a espessura dos buraquinhos dos vasos!

Depois de adquiridos todos os materiais, coloque o pratinho onde você pretende que o seu canteiro fique. Lembre-se que você vai encher isso de terra, então vai ficar um pouco difícil de ficar mudando seu canteiro de lugar. Portanto, tenha em mente que planta precisa de sol, sombra e água fresca. ^

Começando com o vaso maior, coloque terra até quase enchê-lo, aproximadamente 3/4, centralize a haste e coloque-a na terra. Plante as mudinhas ao redor deste vaso, se precisar coloque um pouco mais de terra. Coloque o outro vaso na haste, preencha com 3/4 de terra, coloque as mudinhas ao redor, veja se precisa de um pouco mais terra e repita esse processo até o último vaso. Não complete com terra até o final do vaso, pois a ideia é que um vaso fique alguns centímetros dentro do outro.

Nas imagens, vemos ervas e intercaladas com begônias.

diy canteiro vertical-2

Uma dica: o manjericão, além de servir para temperar um monte de coisas, é uma planta que pega super fácil, e cresce como nunca!



Compartilhe com um amigo