Ambientes PequenosBoas Ideias

3 dicas essenciais para quem mora em espaços pequenos

Por 5 de junho de 2013 Um comentário

Nunca foi segredo nenhum que os espaços pequenos são o xodó aqui do blog. O assunto já foi abordado algumas vezes de muitas maneiras diferentes, falando de quartos, salas, banheiros… Resolvemos, então, reunir 3 dicas essenciais para quem mora em lugares pequenos, que farão sua vida nesses espaços muito mais confortável e convidativa.



1.Iluminação

Uma coisa é um ambiente pequeno, mas um ambiente pequeno e escuro está em outro patamar. Quase nada tem o poder de mudar tanto um ambiente como iluminação adequada. Se você tem luz natural disponível, procure não a bloquear com os móveis, por exemplo. Portanto, cuidado com móveis muito altos e grandes. Superfícies refletoras, como espelhos e vidros, ajudam a distribuir a luz pelo ambiente, seja ela natural ou artificial. E por falar em iluminação artificial, certifique-se de que ela é suficiente para o seu ambiente, luminárias no chão e nas mesas, como abajures, por exemplo, podem ajudar muito nesse quesito. Uma vez bem iluminado, qualquer quartinho ganha a sensação de um quarto maior.

Sala-1




foto: Batim Studio

Sala-2

foto: Mango Design co

Sala-3

foto: Hélène Dabrowski Interiors




2.Organização

Parece óbvio, mas qualquer lugar bagunçado parece muito pior do que ele realmente é. No entanto, essa é um dica difícil de botar em prática no dia-a-dia, não é? Portanto, disciplina.

É importante considerar duas coisas quando moramos em espaços pequenos: evitar acumular tralhas e reservar um espaço específico para guardarmos as tralhas que temos. Organização é a chave, pois um espaço bagunçado, além dos óbvios inconvenientes, parece menor do que realmente é.

Móveis com duas funções ou com lugar para esconder coisas são fundamentais. Às vezes, podem custar um pouco mais caro, mas cada centavo será compensado em qualidade de vida. O hábito de viver com menos a gente adquire com o tempo!

Armários-1

foto: Specht Harpman

Armários-2

foto: Arkin Tilt Architects

Armários-3

foto: Hammer and Nail

3.Versatilidade

Em um ambiente pequeno ter um layout flexível e/ou móveis multiuso podem ser salvar sua vida! Procure por peças com múltiplos usos: uma mesa que você possa trabalhar e jantar, ou uma dessas que abrem e fecham, um confortável sofá-cama… Móveis com rodinha e fáceis de movimentar podem facilitar muito o dia-a-dia dentro de um lugar pequeno.

Móveis-1

foto: Narofski Architecture

Móveis-2

foto: Britto Charette

Móveis-3

foto: Osborne Architects



  • Gostei muito de suas dicas!

    Realmente um bom jogo de luzes tem um poder de abrilhantar o ambiente de um imóvel pequeno tornando super aconchegante.

    Abração!

Compartilhe com um amigo