Arquitetura

Casa Transparente, uma casa japonesa

Por 13 de Março de 2013 Sem comentários

O que está entre uma rua e uma casa? Foi o que o arquiteto japonês Sou Fujimoto se perguntou quando desenhou a “Casa N“, em Oita, no Japão. O pedido do cliente para a casa foi alguma coisa pura e simples. Qual foi a solução de Fujimoto? Uma caixa branca estruturada em três camadas, que vai além das fronteiras do interior e exterior e conecta-se ao céu e à rua.

Sou-Fujimoto-N-House-1

A casa vista da rua. Dentro da caixa mais de fora encontram-se duas caixas menores. A entrada, à esquerda, acomoda dois carros.

Sou-Fujimoto-N-House-2

A casa inserida no contexto da vizinhança. As 44 aberturas em toda a construção são partes integrais da estrutura, das quais Fujimoto teve muito cuidado em escolher a vista que cada uma delas emolduraria.

Sou-Fujimoto-N-House-3

Um deck de madeira inserido em um jardim minimalista conecta a estrutura mais de fora com a intermediária.

Sou-Fujimoto-N-House-4

A caixa interna, que delimita a área mais íntima da casa, apresenta grandes aberturas recortadas que mostram as diferentes camadas de ligação com o mundo exterior. Existem apenas três portas no total: duas para a rua e uma para o banheiro.

Sou-Fujimoto-N-House-5

Existe uma área de tatame que serve para acomodar as visitas. Vemos ainda, na foto acima, a passagem estreita entre duas camadas, que liga a sala de estar à cozinha e ao banheiro.

Sou-Fujimoto-N-House-6

Acima vemos a simplicidade do quarto.

Sou-Fujimoto-N-House-7

Fujimoto levou em consideração o movimento do sol e incorporou a luz natural e as sombras à sua construção. A camada externa possui sete aberturas no teto, deixando assim o céu visível para quem está dentro de casa.

Sou-Fujimoto-N-House-8

Nessa foto, vemos a Casa N inserida no contexto do bairro. Ela ocupa um espaço considerável, mas sua transparência e leveza a conectam ao bairro à sua volta. A ideia de Fujimoto é viver entre as nuvens, onde as fronteiras não são distintas.

Sou-Fujimoto-N-House-9

A imagem do corte ajuda muito a entender o esquema de camadas da casa.

Fotografias de Iwan Baan.
Para ver mais trabalhos do arquiteto visite o site, Sou Fujimoto Architects
Via Remodelista

Compartilhe com um amigo